quarta-feira, 10 de junho de 2009

- Super Série para hipertrofia?


Esta semana um amigo me procurou para falar da série de musculação que seu professor lhe prescreveu. Trata-se da tal Super Série, onde no caso deste meu amigo, ele faz por exemplo Supino (3x10) e logo em seguida Crucifixo (3x10), sendo que seu objetivo é a hipertrofia.
Primeiramente vale lembrar que passado 12 repetições numa mesma série já estamos falando de um treino mais para resistência do que para hipertrofia, então se levarmos em consideração que 10 repetições no supino, mais 10 repetições no crucifixo passam de largo as 12 repetições, já começo a questionar o tal método para o objetivo hipertrofia. De qualquer forma, acredito sim que a Super Série possibilite ganho de hipertrofia muscular, força e resistência muscular localizada, mesmo porque todo e qualquer trabalho com carga acaba trazendo um resultado; até se você realizar dia sim dia não rosca direta com um saco de arroz vai acabar tendo uma resposta no seu biceps braquial! mas é importante no caso da Super Série levar em consideração a alta intensidade deste tipo de treino, pois se este método for utilizado por um longo período de dias, o aluno pode apresentar sinais de cansaço, perder rendimento, diminuir área de secção transversa... portanto, para não ser considerado tão radical, até aceito um trabalho de Super Série com objetivo de hipertrofia por um período máximo de 1 mês, mais do que isso definitivamente não será muito eficiente para hipertrofiar. O fato é que o trabalho "básicão" de realizar uma série, descansar (a recuperação ajuda e muito seu aluno!) e partir para outra série é sem sombra de dúvidas eficiente para o objetivo hipertrofia; não tem erro! não precisa ficar inventando nada!


abraço e ótimo feriado a todos
Wilson Lima

41 comentários:

  1. professorrrrrr help-me

    meu objetivo sempre foi hipertrofiar, mas minha constituiçao física acho que não ajuda.

    quero conversar a respeito disso com você. pode ser?

    ResponderExcluir
  2. olá Waleria,

    claro! vamos conversar sim, me procure na academia, será um prazer.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!

    http://treinosdemusculacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. CADA UM FALA ALGUMA COISA DIFERENTE NÃO SEI MAS EM ACREDITAR

    ResponderExcluir
  5. olá caro colega Anônimo, muito legal da sua parte dizer isto "não sei mais em quem acreditar"; PERFEITO!!!! ...afinal o princípio da sabedoria é o questionamento.
    Infelizmente até hoje os praticantes de musculação e até mesmo professores, se baseiam no achismo, na chutologia, magia, tarô, numerologia, efim, nos conhecimentos empíricos; ...veja você que na sala de musculação o termo mais usado para validar a eficiência de um determinado exercício é a frase: ESSE PEGA HEIN!
    ...ou seja, tem muita gente aí que ainda tem um apego sentimental com os exercícios, séries e métodos mil.
    Para escrever esta postagem, acredite, me baseei nos estudos científicos que chegam a conclusões através dos métodos de investigação. Além disso, atente-se, eu não disse em nenhum momento que não se deve utilizar o tal método para o ganho de hipertrofia, apenas orientei que deve ser bem periodizado, sendo utilizado com certa duração e em momento oportuno.

    um grande abraço e estou à disposição para qualquer conversa sobre o assunto
    Prof. Wilson Lima
    wily_wil@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, a questão da super serie também concordo que não tenha uma eficácia se realizado por muito tempo, mas existe uma maneira de se treinar que é realizando a dropset sempre no final de cada grupo muscular, dessa forma conseguimos um estresse muscular maior sem prejudicar o desempenho de ganho nas outras repetições. Para partirmos para qualquer atividade ou serie mas desgastante, temos que nos preocuparmos primeiramente com a alimentação e ou suplementacao.

      Excluir
  6. Muito bom post. Graças a Deus tem gente com a cabeça boa por aí ;)

    ResponderExcluir
  7. Pelo q entendi da " super serie" estamos falando de um conjugado de exercicios... nao gosto de combinar exercicios, mas vejo q em alguns o resultado aparece, treino a mais de 10 anos de " achismo" to cheio, prefiro meu bom é velho treino. stresso menos a minha musculatura, trabalho as fibras corretamente, mas ... cada um com seu cada um. Hipertrofia nao é impossivel. A formula é simples, treino, descanso, alimentacao... se fizer isso, qq um fica grande...
    Abracos...

    ResponderExcluir
  8. quer ficar forte e simples

    dedicação
    comer bem e varias vezes
    dormir bem
    sem festinhas e bebidas (ressaca nem pensar)
    e fazer o treino sem matação

    ResponderExcluir
  9. Wilson,o q vc acha dessa maneira estranha d malhar apenas 3 vezes por semana com o objetivo d hipertrofia?Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Caro Robson, não entendi direito sua pergunta mas vou tentar explicar mais ou menos... treinar 3 vezes por semana já começa a ficar bem legal, sobretudo se organizar os exercícios com a finalidade de aproveitar a chamada supercompensação (que se refere ao momento em que vc está recuperado do ultimo treino e pronto para o próximo); quanto a super série com o objetivo de hipertrofia, repito oq escrevi em um comentário acima: ..."Além disso, atente-se, eu não disse em nenhum momento que não se deve utilizar o tal método para o ganho de hipertrofia, apenas orientei que deve ser bem periodizado, sendo utilizado com certa duração e em momento oportuno".
    abrasssssss
    Prof. Wilson Lima

    ResponderExcluir
  11. Oi,Proff.tenho 15 anos e 1,82 72Kg eo meu proferso passou SUPER SERIE pra min Voce acha que e Bom

    ResponderExcluir
  12. olá meu caro colega anônimo de 15 anos. Pensando em um treino com método super série objetivando hipertrofia, acredito que não passaria p vc hoje.

    abrasssssss

    ResponderExcluir
  13. Opa cara, tudo bem?
    Vou tentar resumir a história, faz uns 2 anos que treino em uma academia, nesses ultimos meses tava bem parado malhava coisa de 1 ou 2x por semana no maximo, algumas semanas não fui nenhuma vez, com um treino antigo que eu vinha fazendo há uns 3 meses, mas tinha me rendido certo resultado.

    Resolvi voltar mais sério e o professor passou uma supersérie que trabalha musculos antagonicos, ou seja, por exemplo:

    Rosca direta - 10 rep
    Triceps polia - 10 rep
    Rosca direta - 10 rep(aumenta carga)
    Triceps polia - 10 rep(aumenta caraga)
    Rosca direta - 8 rep(aumenta carga)
    Triceps polia - 8 rep(aumenta carga)

    1min de descanso, e mais uma série desse estilo, outro min de descanso e outra série desse estilo.

    Tenho 19 anos, 63kg, e 1,79m de altura.

    Gosto muito do treino pois é rapido apesar de dar um cansaço bem grande no final, não muscular, mas de folego. Mas será que isso é o ideal pra mim?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Caro André,

    primeiramente obrigado por acessar o blog.
    como vc escreveu num post que fala sobre hipertrofia, imagino que este seja seu objetivo! então vamos lá... ...EU nao passaria este treino p vc! Primeiro, se seu objetivo é hipertrofia, 10rep + 10rep = 20rep (nem precisava fazer as contas!!! risos) e portanto 20rep estamos de fato falando de um trabalho vocacionado a resistência muscular. Outra coisa, treinar agonismo antagonismo no seu caso biceps e triceps é tão eficiente como treinar biceps e panturrilha!!!! ou seja, não faz mto sentido; salvo para iniciantes que ainda não possuem boa coordenação intra e intermuscular.
    NA HORA DE ESTRUTURAR UMA SERIE, O PROFESSOR DEVE PENSAR EM OTIMIZAÇÃO DE TREINAMENTO.

    grande abraço
    Prof. Esp. Wilson Lima

    ResponderExcluir
  15. olá Prof tenho 18 anos 75 kg treino ah 1 ano e 6 meses quero ganhar mais massa muscular me indica um treino? obrigado!

    ResponderExcluir
  16. olá Caro anônimo de 18 anos e 75kg.
    a receita de bolo p ganhar massa muscular no que se refere ao treinamento é realizar séries entre 8 a 12 repetições máximas; sempre otimizando o treinamento, ou seja, realizar a escolha adequada dos exercícios e grupos musculares para cada sessão. Além disso é claro, se alimentar bem e descansar (dormir adequadamente).

    grande abraço e obrigado por acessar o blog.

    ResponderExcluir
  17. Professor, aproveitando o espaço gostaria de saber se poderia me ajudar ?

    Tenho 18 anos 1,69, 61kg. Faço academia a 3 meses e estou querendo fazer um treino para hipertrofia e gostaria de saber se vc poderia me indicar uma super série para hipertrofia? desde já agradeço...

    abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá, Prof. Wilson!!

    Em poucas coisas da internet podemos confiar, mas qdo li seu post sobre super série, logo vi q se tratava de algo fundamentado.
    Mesmo assim continuei a procurar sobre o assunto, para complementar o que já tinha lido.
    Quanta decepção!! Li tanta coisa ruim e absurda..
    Voltei aqui para parabenizá-lo pela enorme contribuição q faz aos leigos e desinformados!!
    Sou Educador Físico, há um tempo sem atuar na área, mas acredito que fiz boa escolha na minha fundamentação!!

    PARABÉNS!!

    Cristiano

    ResponderExcluir
  19. Professor , malho a bastante tempo so que os professores da minha academia sao meio lerdos, eu eu sinto que minha serie nao adianta de nada eu nuca ganho massa nen peso,! ja malho a quase 1 ano e oq cresci foi 2 cm ,voce pode me passar uma serie completa para cresçer ? desde costas a bicpes

    ResponderExcluir
  20. oie professor...estou malhando há 3 semanas e desde já meu instrutor passa super-serie pra mim. Malho as seg e qua perna, ter e sex bunda e qua braço/costa. Ocorre q instrutores de amigas disseram q esse trein é mtu avançado e provavelmente me causariam lesões e ainda um outro amigo q é educaor físico disse q esse treino não é eficiente...estou basrtante confusa. Tenho 22 anos, 50kg e 1,60m. Minha intenção é hipertrofia...qual sua opnião, principalmente no que diz respeito a lesões?!

    ResponderExcluir
  21. E ai cara tudo bem?? Bom ter algum lugar bom pra obter informaçoes. Seguinte eu malho há um tempo já, e parece que o meu corpo chegou em um limite agora pra crescer alguma coisa é uma dificuldade estou em uma série piramidal que é bem puxada. Quanto a carga dos exercícios eu malho bem pesado. Eu li numa revista (men's health) sobre uma outra série de fazer 4x 6/20/6/20 pra quem já estava em um nivel avançado. A série que eu mais reparei mudanças foi a 4x 6 repetições com carga máxima. Gostaria de saber se vc tem alguma dica para hipertrofia ou se eu estou no caminho certo ou se essa série da men's health é válida.
    Grande Abraço.
    Rodrigo Medeiros

    ResponderExcluir
  22. olá prof. tenho 21 anos 182 de altura 89 kg treino musculaçao a 1 ano, quando comercei tinha 65kg ou seja ganhei muito peso to satisfeito, porem meu peitoral nao se desenvolvel já troquei de serie algumas vezes mas nada adiantou e o mais estranho e que eu me suplemento e me alimento bem gostaria de entender por que isso acontece e gostaria de saber o que devo fazer, gostaria de algumas dicas de treinamento. agradeço

    ResponderExcluir
  23. Professor 1°parabens pelo blog.
    malho a mais de um ano e a alguns meses não estou mais conseguindo ganhar medida,pelo contrario, estou é perdendo, porem ganhando definição, e meu objetivo é hipertrofia, acredito que estou pecando por usar as dicas dos marombeiros(drop set, bi-set, super séries...). como o Sr. disse acima... a melhor série para hipertrofia é o "basicão" poderia entender isso com 4 series para cada membro e 3x10? e seria peito + biceps, costa + triceps e perna +ombro+trapézio (ABC)???? ou a qual seria a melhor ordem? e sempre com a carga maxima, de modo a falhar ???? e poderia derrepente malhar tres semanas ABC e na 4° semana as super série (drop ou bi-se...) para "quabrar" o treino??? eu suplemento com jack, malto bcaa e wey.
    e reiterando parabéns pelo Blog!!!!
    ATT Claudio

    ResponderExcluir
  24. ola boa tarde..
    ja tenho 7 meses de academia, antes eu não fasia nada de exercicios, tinha 96 kg, hoje tenho 83kg 36,5 de braço conclusão de serta forma obtive resultado. queria te perguntar hoje qual seria a serie de exercicios para mim ter mais resultado em hipertrofia?? e quais suplementos tomar, para obter tais resultados..obrigado

    ResponderExcluir
  25. OI, MEU NOME É ALDO, TENHO 32 ANOS, 1,82M DE ALTURA, 70KG. SEMPRE FUI MUITO MAGRO, CHEGANDO A PESAR 57KG. HÁ 4 MESES COMECEI A MALHAR E COM AJUDA DE SUPLEMENTOS (WEY PROTEIN, CREATINA)GANHEI 9 KG NESSE PERÍODO. MINHA META É CONSEGUIR MAIS 10KG E DEFINIR O CORPO, JÁ QUE, COMO ANTES NUNCA TINHA PREATICAOD EXERCÍCIOS SOU BEM MAGREGA E COM ALGUMA GORDURA NO ABDOME. ESTOU SABENDO DE ALGUMAS SUPERSÉRIES PARA HIPERTROFIA E GOSTARIA DE INDICAÇÕES DE EXERCÍCIOS PARA QUE EM 1 MÊS EU MELHORASSE MEU VISUAL. PS: O BLOG É EXCELENTE.

    ResponderExcluir
  26. oi
    meu nome é Allan tenho 17 ano, Peso 72,700 Kg e tenho 1,70 cm.Voutei a treinar na academia faz 2 meses após ter parado pelo mesmo prazo de tempo(2 meses).

    e comom de costume o meu treinador me passou o tradicionar treino ABC

    1° dia peito costas
    2° dia ombro e biceps
    3° dia pernas e triceps

    e abdome ficaria a meu critério oq no caso faço sempre nos intervalos de descanço das séries que são 4x10 com aumento de peso na ultima que ele me disse que ajuda a dar resistencia. Porem estou vendo estou tendo um crescimento lento e gostaria de avançar isso com uma super série porem não sei como por indicação de amigos recorri ao seu blog, espero que me ajude!

    ResponderExcluir
  27. Wilson gostaria de saber se no treino "super série" há descanço entre uma série e outra ou seja rosca direta e triceps polia(descanço), mais uma série(descanço... ou se logo ao acabar triceps volto no biceps sem descanço, descançando apenas entre mudanças de super série?!
    Abraço espero ter sido claro

    ResponderExcluir
  28. DAE PROFESSOR...
    TENHO 1,75 m e 67kg...
    treino há 1 ano...
    gostaria da sua opiniao sobre o meu treino...ok?
    2a feira: peito e triceps
    3a feira: costas e biceps
    4a feira: ombro e trapezio
    5a feira: peito e triceps
    6a feira: costas e biceps
    (4 tipos de exercicio p/ cada musculo 8 a 10 repeticoes)

    ResponderExcluir
  29. professor,estava pensando em começar um treino visando hipertrofia,fazendo piramide 10x8x6 em todos exercicios menos em pernas,para que fique um treino mais rapido,e trabalhando com movimentos mais lento na hora da descida,oqe vc acha,aguardo uma resposta,abrass

    ResponderExcluir
  30. OLÁ PROFESSOR, QUERIA SABER SE TEM ALGUN TIPO DE PROGRAMA PARA FORTALECER AS ARTICULAÇÕES, POIS TENHO UM PROBLEMA NO OMBRO DIREITO E NA ARTICULAÇÃO DO COTOVELO DIREITO E QUANDO MALHO BRAÇO OU PEITO DOI MUITO. O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  31. cara eu gostaria de saber si eu posso malha super serie duas vez na semana tem vez que eu malho ate no sabado isso esta certo na academia ,
    eu tiver um ganho bom as pessoa pensa que eu tomei bomba mais eu ñ tomei e tb em um produto
    eu tinha 29 agora estou com 35 de braço

    ResponderExcluir
  32. POR FAVOR ME RESPONDA, EU TREINO DE SEGUNDA A SEXTA E EU DIVIDO O MEU TREINO EM 2= A E B.
    A= BICEPS,COSTAS,OMBRO E EU TREINO 2 APARELHOS DE CADA MUSCULO
    B= TRICEPS,PEITO,PERNA E EU TREINO 2 APARELHOS DE CADA MUSCULO.
    COMO EU TREINO 2 APARELHOS DE CADA MUSCULO EU COMEÇEI A TREINAR EM SUPER SÉRIE. ISSO É BOM ????

    ResponderExcluir
  33. oi td bem eu gostaria de saber si eu posso malhar super serie duas vez na semana ?
    eu tenho 15 anos tenho 65k
    eu tinha 29 agora estou com 35 eu ñ sei disse si foi a super serie e tb pq eu sur muito mesmo quando eu malhor super serie fico com a camisa td suarda então eu acho que estou pedendo massa e gordura quando eu sur .
    ficar com Deus..
    Eric olha aq como eu sou
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=15125747729527882409&pid=1313702360272&aid=1270110632$pid=1313702360272

    ResponderExcluir
  34. olá a todos,
    me lembro que para alguns comentários que se identificaram e enviaram também e-mail, consegui responder; no entanto por várias vezes não consigo responder na hora ou em poucos dias. Desculpe se não respondi alguém e por favor, aqueles que eu não respondi, podem escever também por e-mail que ASSIM QUE PUDER (uma hora dessas) respondo com prazer.
    DETALHE: dou preferência de resposta para os que são seguidores do blog. #achojusto.

    ResponderExcluir
  35. Muito interessante o artigo, muito explicativo.
    Parabens!!
    Te enviei um email, assim que puder me responda por favor.
    Desde ja obrigado.
    Vivi Reis.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Professor, tenho 44 anos treino a mais de 15 anos, nunca tive resultados significativos, treino um abc, sendo peito e biceps, costas e triceps e perna e ombro, com 16 séries para musculos grandes e 12 séries para pequenos, 4X10, suplemento com whey e amino, gostaria de saber se esse treino é adequado e caso náo seja o que o senhor aconselharia?

    ResponderExcluir
  37. professor , queria saber um bom treino de super Série. Pois, já malho a muito tempo e acho que não saio do lugar, portanto, queria uma dica de uma boa super série! desde já Obrigado..

    ResponderExcluir
  38. caro amigo anônimo de 44 anos; como eu não o conheço pessoalmente e não tenho como saber seu nível de condicionamento, técnica etc e tal, fica difícil de opinar de forma contundente, no entanto, farei algumas observações que acho cabíveis: o American College tem um protocolo de treinamento de força que diz ser adequado um total de séries numa sessão de treino entre 18 até 27, portanto, se vc faz 16 para grandes grupos musculares e 12 para pequenos, vc está realizando um treinamento volumoso!!! daí cabe a pergunta, que como eu não o conheço não posso te orientar melhor; mas, será que vc tem estrutura (física, técnica, alimentar...) para isso? ...Outra coisa, vc tem de pensar o seguinte, quando vc treina peitoral, já está trabalhando ombro anterior e triceps; da mesma forma, quando treina costas, já trabalha ombro posterior e biceps, então, será que cabe separar um dia p treinar ombro???? ...caro amigo, posso te garantir q vc está treinando ombro todo santo dia!!!! e o tríceps também!!!! ...então minha dica é: PENSE EM OTIMIZAÇÃO DE TREINO!
    grande abraço
    Prof Wilson Lima

    ResponderExcluir
  39. professor vc defecou pelo teclado
    volte a estudar
    primeiro que o músculo não sabe contar acimas fazer mais de 12 repetições vai fazer o corpo ativar outras fibra musculares que não utilizamos quando fazemos serie de 10 repetições[fibras brancas e vermelhas]

    segundo vc só ativa a resistência muscular localizada com muitas repetições e é muitas msm gerlamente olhe bem a palavra em algumas pessoas vem com 30 ou 40 repetições

    vergonha e ler isso volte a estudar fisiologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Valerio,
      Primeiramente muito obrigado por acessar o blog e também por fazer seu comentário; ainda que tenha sido hostil, como educador devo valorizar toda e qualquer opinião.
      Sugiro que você leia novamente, agora com mais calma, o que eu escrevi no post em questão e se atente para interpretação de texto.
      Quanto a estudar, acredite, eu estudo sim! claro que ainda tenho muito a aprender e quanto mais estudo mais tenho a humildade de perceber que pouco sei.
      ...mas, já que você me deu uma dica para estudar fisiologia, vou aproveitar sua gentileza e sugerir que você dedique um tempo dos seus estudos para a lígua portuguesa, desta forma, além de melhorar sua interpretação de texto, estou certo que irá escrever bem melhor.

      grande abraço
      seja feliz
      Prof. Wilson Lima

      Excluir