segunda-feira, 15 de junho de 2009

- Para atividade física procure um PROFISSIONAL da Educação Física.


Se você não estiver se sentindo bem de saúde, irá procurar um Médico devidamente formado ou um açougueiro? Já imaginou uma cirurgia no miocárdio feita pelo açougueiro do seu bairro? Consegue visualizar o tamanho da incisão feita por aquela faca gigante e mais potente que as facas Ginsu?
No caso de ter um processo na justiça você recorreria a um bom Advogado, formado e devidamente regularizado pela OAB ou preferiria um estelionatário? ou quem sabe um traficante de drogas? e não que o traficante não conheça as leis, sim! ele conhece! muito bem aliás! mas seria o mais correto recorrer a ele nesta situação?
Galera, aqui vai um alerta; quando quiser realizar alguma atividade física, esporte ou treinamento físico, procure um profissional devidamente formado e inscrito no Conselho Regional da Educação Física! acredite, mesmo assim você ainda pode cair na mão de alguém que não é lá grande coisa, mas enfim, isto acontece em toda e qualquer profissão, o fato é que sua chance de acertar é muito maior se você questionar quem é o professor, se ele é formado, se tem o CREF, qual a sua experiência, se é especializado em alguma coisa, o quanto está atualizado e quanto se recicla no que se refere ao conhecimento, enfim, questione, reflita, exija um profissional! afinal estamos falando de algo que está relacionado a sua saúde!
Infelizmente até hoje ainda vemos muitas pessoas dando aulas em academias, assessorias e clubes que nunca passaram perto da Faculdade de Educação Física! outros que pelo menos estão inscritos na faculdade mas que ainda não são formados, talvez nem tiveram um mínimo conhecimento de Treinamento Desportivo, Biomecânica, Fisiologia, Desenvolvimento Motor... e que estão aí prescrevendo atividades, dando aula de Personal!!!!!!!!!! JESUS TOMA CONTA!!!!!!
Poderia ficar escrevendo aqui um montão de fatores que contribuem para isto continuar acontecendo, mas vou apenas fazer uma comparação entre o Professor de Educação Física e o Engenheiro Civil. Se o Engenheiro errar no seu programa de trabalho, seja lá qual for o cálculo, isto ficará muito mais fácil de visualizar, pois ao pé da letra, a CASA CAI! é como a cratera do metrô, ou a diferença no túnel do mesmo metrô quando interligaram uma estação à outra, ou ainda aquele prédio que teve de ser demolido pois foi feito com areia de praia, ou o túnel do Anhagabaú que você corre o risco de morrer afogado num dia de chuva, ou ainda a proeza do túnel da Marta (Eusébio Matoso x Faria Lima) que termina em um semáforo (essa é fera!!!!), ou seja, fica mais difícil esconder o erro! Mas na Educação Física não, mascarar o erro é moleza! salvo as lesões por trauma (choque violento), o aluno não vai se lesionar de um dia para o outro por conta de um treino mal planejado e orientado! O "professor" vai destruindo a pobre criatura de seu aluno aos poucos e dali algum tempo quando o aluno se queixa de alguma dor ou qualquer incômodo, o bendito professor fala que é porque o cara está fazendo corpo mole, ou então porque não alongou antes, ou porque foi o impacto, o tênis que não era pronado/supinado não sei o que nado, ou então diz que agora vai fazer um treino isométrico, ou colocar mais carga e mais um monte de asneira! MIL VEZES JESUS TOMA CONTA!!!!!!!!!! Está cheio de gente por exemplo, que ainda acha que se não sentir dor o treino não foi bom!
Pense bem, é sobre tua saúde que eu estou falando e saúde não se trata de um jogo!
Questione, procure saber quem é o profissional que vai tomar conta do seu programa, reflita e sempre, SEMPRE que se tratar de atividade física, PROCURE E EXIJA UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA.


atenciosamente
Prof. Wilson Lima
CREF 062727-G/SP

Um comentário:

  1. PERFEITO POST!
    E MUITOS AINDA CAEM NO CONTO DE FADAS DO "FIQUE SARADO EM 1 MÊS"...ESSA ATITUDE É MESMO REVOLTANTE! PERSONAL SEM CREF É COMO MÉDICO SEM CRM...ISSO AÍ, NO BRAIN NO GAIN!!!

    Natalia
    CREF 068897-G/SP

    ResponderExcluir