quarta-feira, 3 de junho de 2009

- Sedentarismo x Preguiça x Pouca plata$$$


Hoje li a seguinte frase de uma pessoa que acessou o blog e conversou comigo pelo msn: "_Estou tão sedentária que nem dúvidas mais eu tenho sobre atividade física... ...além da preguiça eu to sem $$$."
Como imagino que várias outras pessoas estão nesta situação, resolvi escrever um pouco sobre e dar minha opinião.
O sedentarismo é considerado como a doença do século e é decorrente do estilo de vida que se leva. Não que eu tenha saudade do seletor da TV, mas é certo que os confortos da modernidade acabam diminuindo muito o movimento humano, eu mesmo uso o carro para ir à padaria do bairro! ...enfim... Tão somente a diminuição de atividade física ou desportiva faz as pessoas perderem poucas calorias durante a semana, desta forma, podemos considera-las pessoas com hábitos sedentários.
A preguiça? ...ah a preguiça!!!!! No treinamento desportivo aprendemos sobre alguns princípios que devemos sempre levar em consideração e existe um que é o Princípio da Continuidade/Reversibilidade, onde diz que toda alteração/mudança decorrente do treinamento físico é transitória/passageira, e é impressionante como o ser humano, nosso corpo, PARECE se acostumar muuuuuito mais com o desuso do que com o uso não é verdade? e olha que se levarmos em consideração a parte mental da "coisa" aí é que a pessoa se acostuma mais fácil ficar no sofá de casa do que praticando alguma atividade física! estou mentindo??? E ainda para piorar a situação, quem não passa por um período de $$$ mais curta? Pois é, sem grana não dá para frequentar uma academia por exemplo. Mas espera aí, existem possibilidades de se exercitar com baixo custo! por exemplo, uma caminhada ou corridinha no parque, nas ruas do bairro onde mora...; ainda existem algumas faixas elásticas (rubber band, etc) que é possível encontrar em diversas lojas de artigos esportivos, custam a partir de R$15,00, R$20,00 e que nos possibilita realizar um treinamento muscular contra resistência, pois estes elásticos oferecem um tipo de carga que definimos como Resistência Variável Progressiva, em função da maior resistência que os elásticos oferecem quando esticados, enfim, com um baixo investimento é possível realizar uma atividade física que mande para longe o sedentarismo.
Vale lembrar também que para sair do sedentarismo as pessoas não precisam necessariamente ir para academia, embora o treinamento físico realizado na academia e com um bom profissional acompanhando, tem um resultado muito bacana! Mas não pense que só os instrumentos ginásticos, aparelhos, halteres é que nos fazem pessoas ativas, jogar futebol, volei, basquete, frescobol na pracinha perto de casa também é atividade física, praticar alguma luta no centro comunitário do bairro também é uma atividade física, até dançar é! Ou seja, não deixe a preguiça te pegar, faça alguma atividade que sobretudo lhe traga prazer, afinal de contas, ser uma pessoa ativa no que se refere a atividade física é um projeto para a vida toda!

abraço
Prof. Wilson Lima

2 comentários:

  1. Wil, tudo bem?
    Gostei da idéia do elástico.
    Quais os exercícios que dá para fazer com esse elástico?
    Acho que vou comprar um pra mim!!!!
    beijão
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    este elástico possibilita realizar exercícios para praticamente todos os grupos musculares. ...biceps, triceps, peito, costas, ombro, pernas...

    acho muito legal ter um!

    abraço
    Prof. Wilson Lima

    ResponderExcluir