sexta-feira, 19 de junho de 2009

- Na batida do Coração!


Que o coração é uma bomba todos já sabem certo? Diga-se de passagem, uma bomba muito eficiente, pois é capaz de bombear em repouso cerca de 4 litros de sangue por minuto, chegando a aproximadamente 20 litros quando submetido a um esforço físico! ...Mas o fato é que para uns, o coração é bomba no sentido de máquina apropriada para sugar ou impelir líquidos pela ação combinada de aspiração e compressão, estas pessoas apresentam uma frequência cardíaca onde por minuto o coração bate cerca de 50 a 70 vezes; já para outros, o coração é uma bomba no sentido de artefato explosivo que provoca danos ou destruição!(risos) estes indivíduos tem um coração que se esforça desnecessariamente, pois em repouso apresentam uma frequência cardíaca que varia entre 80 a 100 batimentos por minuto!

...e quanto ao seu coração hein? será que ele está sobrecarregado, trabalhando mais do que o essencial?
Para esta resposta você pode realizar um teste bem simples! Logo ao acordar, ainda na cama, antes mesmo de ir ao banheiro, coloque os dedos indicador e médio no punho onde você consiga sentir as batidas do coração; conte as batidas por 10 segundos, multiplique por 6 e pronto! o resultado obtido é sua frequência cardíaca em repouso!
Se este resultado for entre 50 a 70, tudo tranquilo, seu coração está na "batida perfeita" tipo samba raiz! Mas se o resultado for acima de 90, aí meu amigo, seu coração está na batida do samba do crioulo doido!!! ...Mas calma! olha o coração!!! calma!!! calma!!! com atividade física adequada e bem controlada seu coração vai ficar novinho em folha!


grande abraço e ótimo final de semana
Prof. Wilson Lima

Um comentário:

  1. Wil, parabéns pelo Blog, seu conteúdo e seu trabalho profissional. Obrigado por me receber tão bem em sua tenda na Prova Hebraica Macabi de hoje (21/06/09). Me senti a vontade, com pessoas de astral bom, simpáticas e de bem com a vida, como é seu estilo! Abração, RUBA

    ResponderExcluir