terça-feira, 9 de junho de 2009

- Marcha Humana; não confunda passada e passo.


Antes de falar sobre a diferença entre passada e passo, cabe lembrar algo que é muito claro ao analisarmos estas variáveis cinemáticas, que é a influência do comprimento da perna do indivíduo no comprimento do passo e da passada.
Passo refere-se a distância entre o apoio de um pé, até a colocação do pé contrário ao solo; exemplificando, é a distância entre o apoio simples da perna direita até o toque do pé esquerdo no solo, tendo como medida entre 35 a 41cm.
Passada refere-se ao ciclo da marcha, é a distância entre o apoio de um pé, até seu próximo toque ao solo; por exemplo, é a distância entre o apoio do pé direito ao solo até o próximo apoio do pé direito no solo, medindo entre 70 a 82cm.


abraço
Prof. Wilson Lima

2 comentários:

  1. Bela explicação! Prática e completa...Muita gente confunde mesmo!!! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Professor,

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho.

    Gostaria de comentar que,a distância do passo realmente vai do apoio simples até o contato inicial do membro oposto, já que quando o indivíduo está em duplo apoio não há coerência em se medir uma distância, pois este ainda não realizou progressão nenhuma (tomo como referência o inicio da marcha em contato inicial e duplo apoio) .
    Porém, o passo em si se inicia juntamente com o ciclo da marcha, ou seja, com o contato inicial do membro. E sabemos que neste momento o indivíduo está realizando o 1º duplo apoio, e não está em apoio simples como o Professor específicou acima. Pois se o passo se iniciasse em apoio simples, não teríamos como identificar o período de duplo apoio denro do passo, e este seria apenas enquadrado no conceito de passada.
    Termino assim meu comentário, e parabenizo, mais uma vez, o trabalho do Professor.

    ResponderExcluir