quinta-feira, 4 de junho de 2009

- Cuidado com o que você lê ou consome!


Ontem estava eu na fila do caixa no carrefour, aquelas para quem compra até 20 unidades, que por sinal faz uma fila enorme e você acaba esperando quase a mesma eternidade do que nos outros caixas; pior, os caras sabem disso e exatamente por este motivo cercam a fila com prateleiras cheias de guloseimas do tipo salgadinho, nutela, bombom, chiclete e outras tantas paradas que vão te consumindo a ponto de você achar que aquilo realmente faz bem e é melhor comprar naquela mesma hora! Como se não bastasse, ainda colocam algumas revistas tipo Ti ti ti, Chiques e Famosos, Caras e outras tantas; mas o fato que me chamou atenção foi a Women`s Health, que trazia como uma matéria de capa mais ou menos o seguinte: BARRIGA SARADA! Perca a gordurinha e deixe seu abdome sarado ...DETALHE... EM 4 SEMANAS!!!!! ...Na mesma hora eu pensei no meu tio, com aquela lombada, não porque aquilo não é uma barriga! olhei para tras na fila e vi uma moça obesa; daí eu fico pensando eles comprando a revista, acreditando que aquele programa de exercícios abdominais vai deixar a barriga deles sarada! Afinal, o texto da capa diz que você vai perder a gordura e fazer do seu abdome um tanquinho! ...MEU DEUS! quantas são as pessoas que levadas por este padrão de beleza que a mídia traz não estão sofrendo com uma série de problemas e distúrbios? ...Sério galera, eu mesmo atendo várias pessoas que querem resultados em seu corpo que nunca vão ter! "Professor, queria que meu biceps crescesse mais aqui ó, e ficasse mais pontudo" ou então "Professor, me passa um exercício que vai deixar meu peitoral mais alto bem aqui nessa parte, pois eu vejo em fotos uns caras com o peito maior aqui, bem pra cima" e ainda a menina visivelmente com baixo peso, tipo passa fome, que passa o dia todo com um suco de laranja, "ai to gorda aqui ó, você me passa um exercício abdominal que vai tirar isso?"; diante destas situações, vai explicar para a pessoa a realidade! tem vezes que eu tenho vontade de falar algo do tipo: _Nasce de novo! ou então como diria meu Professor de Treinamento Desportivo na faculdade, "Quem nasce lagartixa nunca será jacaré!"; Galera o que eu quero dizer com tudo isso é que existe o princípio da individualidade biológica e o que se pode fazer com a atividade física ou um programa de treinamento é lhe trazer benefícios dentro daquilo que o teu corpo, teu organismo pode, não adianta por exemplo a menina com o quadril bem largo querer ficar com o bumbumzinho igual da Gisele Bundchen! de outra sorte também não adianta a garota com um bumbumzinho querer ficar igual a mulher melância! NÃO DÁ!!! é possível até dar uma melhorada, mas sempre, SEMPRE dentro do teu biotipo.
Veja só, eu lanço aqui um desafio para a empresa que fabrica aquele tal Shake de emagrecimento, que tem a LuciANTA Gimenez como garota propaganda; não, porque a Luciana não vale, ela já é magra e deve gastar uma fortuna com academia, personal, spa, clínica de estética e tudo, daí é fácil falar que aquele líquido emagrece, quero ver é colocar a Preta Gil de garota propaganda, fazer ela tomar aquele negócio por X meses e mostra-la novamente na TV depois de um tempo pra ver se ela emagreceu!!!! Ela só vai ter uma chance, se ficar por meses consumindo apenas o tal Shake, mas dessa forma ela certamente vai ficar subnutrida!
...eu hein!

reflita, abra os olhos, respeite seu corpo, perceba-o, ele fala!

abraço
Prof. Wilson Lima

4 comentários:

  1. Poxa ñ podia ter colocado minha foto assim, sem me consultar hahahaha brincadeira...Mas falando sério, isso acontece mesmo e grande parte das pessoas acredita nessas promessas milagrosas de revistas assim...Aí cabe a nós fazermos a nossa parte não é? Orientar nossos alunos para que não entrem numa roubada dessas e acabem se prejudicando depois...Individualidade biológica é tudo, sempre a partir daí e baseados nisso que devemos trabalhar!! Boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência, semana passada estive fazendo compras em uma loja do Carrefour e presenciei estas revistas que ficam próximas ao caixa. Minha esposa que recentemente "deu a luz" RS... parto normal, já se preocupava em que seu corpo (barriguinha) voltasse como era antes. Então, ela leu o título dessa revista e em seguida veio a pergunta: "É possível acontecer isto? Eu também quero!". Primeiro eu KKKKKK... Pois então expliquei que nem sempre o que é publicado em revistas é possível e sim mais um jogo de Marketing para vender o produto. Finalizando então que para ter um corpinho daquele precisaria nascer novamente, mas se desejasse melhorar sua condição física ou visual, seria necessário dedicação/comprometimento em uma prática regular de exercícios físicos, aliadas a uma dieta balanceada e descanso. Resultados a meio e longo prazo!!!!

    abç
    Prof. Julio

    ResponderExcluir
  3. queria te dar parabéns pelo seus posts!!
    com conteúdo e muito bem escrito, sem ser chato, com toques de humor, muito bom mesmo

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, vocês não vão acreditar no que vou dizer! rsrs. Hoje eu estava na fila das lojas Americanas de um shopping de Salvador e justamente vi a mesma revista com o mesmo assunto na capa na Edição 20 de JUNHO DE 2010 (http://revistawomenshealth.abril.com.br/index.shtml. Me deu até vontade de comprar. Mas achei muito milagre pra tão pouco tempo e sei que não é pra todos. Quer dizer que todo ano, em junho, eles colocam essa mesma matéria?

    ResponderExcluir