sexta-feira, 26 de junho de 2009

- Educação Física e a Dança. (homenagem)


Na escola existe um documento do Ministério da Educação chamado de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que são apresentados com o objetivo de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todo Brasil, considerando e respeitando as diversidades culturais e políticas existentes em cada região do país. Espera-se que este documento (PCN) sirva de apoio para que as escolas desenvolvam de forma mais adequada seus projetos educativos, planejamento de aulas, seleção de materiais didáticos e ainda, que leve os profissionais envolvidos à reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo assim para a formação e atualização profissional.
A Educação Física pode ser entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento; cultura esta que é manifestada através dos jogos, esportes, lutas, ginásticas e DANÇAS, dentro ou fora da escola, como forma de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, para promover saúde, ou como forma de trabalho, competitiva e até com finalidade militar. O fato é que a Dança também faz parte da Educação Física, isso ninguém pode negar! ...mesmo que alguns tenham preconceito com a mesma, ou que não queiram assumir que ela também é uma manifestação da Cultura Corporal de Movimento! quem é do ramo e prestou um pouquinho de atenção na aula da faculdade quando certamente algum professor abordou a história da Educação Física, seu berço (escola Alemã, Sueca, Francesa), sabe que as Atividades Rítmicas e Expressivas são práticas da Cultura Corporal de Movimento. ...Se por acaso algum "machão" aí ainda desdenhar da Dança, saiba que o treinamento físico que os dançarinos são submetidos é pesadíssimo, pergunte para qualquer Profissional da área do treinamento desportivo! ainda, leia algum trabalho de Biomecânica onde tenha estudos que mostram através da dinamometria as forças que estão presentes nos movimentos da dança.
Enfim, não estou aqui para servir de advogado à nada, nem ninguém, nunca fui dançarino, salvo um forrózinho bem gostoso com a Dama que é BÃO POR DEMAIS! ... mas não poderia passar o dia de hoje sem falar sobre a dança, uma vez que a pessoa que eu mais admirei ao ver seus passos, expressões corporais e coreografias, isso sem contar a bela voz desde os 5, morreu.

Minha homenagem.
Prof. Wilson Lima

ah!!! e eu confesso que já tentei imitar seus passos ao som de...
"cause this is thriller

thriller night
and no one`s gonna save you
from the beast about to strike..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário