quarta-feira, 24 de junho de 2009

- FORÇA!


Na sala de musculação, quando vou montar um programa de treinamento para algum aluno, é muito comum ouvir "olha professor, mas eu não quero ficar forte não viu!" ...então eu encaro esta observação do aluno como uma expressão para quem na verdade não tem o objetivo de desenvolver excessivamente a musculatura (aumento do tamanho das células musculares - ...a tal da hipertrofia!), ou seja, é normal as pessoas acreditarem que aqueles indivíduos com alto grau de hipertrofia são na verdade os que tem mais força absoluta (força máxima), quando na verdade nem sempre é assim viu!?!?! De repente aquele cara meio barrigudão, tipo gordão, que você acha que treina esquisito pra caramba quando vê que ele faz umas 4 ou 5 repetições no exercício, é infinitamente mais forte (força máxima) do que o sujeito hipertrofiado excessivamente! ...até mesmo um cara todo magrelão pode ter mais força máxima (na proporção) do que o cara "hipertrofiadão"! ...e se mesmo lendo isto você ficar na dúvida, achar que o Prof. Wilson aqui está falando asneira, é só promover um campeonatinho de supino na sua academia, onde o critério para definir o vencedor seja a relação do peso corporal do sujeito, com o peso que ele consegue realizar uma repetição (movimento) e ver quem na verdade tem mais força máxima! acredite, você vai se surpreender!

Na verdade o que vale entendermos neste post é que força muscular na verdade é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo a mesma (Guedes 1997) e ainda, segundo Weineck (1999), quanto às suas manifestações, a força é divida em força máxima, força explosiva (potência) e força de resistência; sendo que:
- Força máxima é a maior força que o organismo (sistema neuromuscular) pode produzir através de uma contração máxima voluntária, ocorrendo ou não movimento articular. (Weineck, 1999; Platonov & Bulatova, 1998).
- Força explosiva (Potência) é a capacidade do organismo em gerar uma força maior em uma unidade de tempo menor; força produzida na unidade de tempo. (Zatsiorsky, 1999; Badillo & Ayestaran, 2001).
- Força de resistência é a capacidade de resistir a fadiga em condições de desempenho prolongado de força; é a capacidade do sistema neuromuscular sustentar níveis de força moderado por intervalos de tempo prolongado. (Weineck, 1999; Platonov & Bulatova, 1998; Guedes, 1997).

Portanto, podemos dizer que estas 3, a força máxima, explosiva e de resistência, formam a base do treinamento de força e acredite, fazendo os exercícios na sala de musculação você inevitavelmente vai adquirir maiores níveis de força! a diferença é que de acordo com o tipo de treino que teu professor prescrever você desenvolverá mais uma ou outra!


ah! se realmente você for promover o campeonato de supino na sua academia, me chama! e já pode me inscrever na categoria filé de borboleta.

abrasssss
Prof. Wilson Lima

3 comentários: