terça-feira, 16 de junho de 2009

- Profissional; cada um na sua!


Já diz a letra do samba:

"Cada um na sua onda
Cada um na sua prancha
Eu não vou lá no seu barco
Tu não vem na minha lancha
Cada um com seu cada um
Deixa o cada um dos outros..." (e por aí vai!)

Não se engane e não se deixe enganar! Professor de Educação Física é Professor de Educação Física; Médico é Médico; Fisioterapeuta é Fisioterapeuta e Nutricionista é Nutricionista! ...Digo isto para alertar você que procura o serviço de um profissional de alguma destas áreas e também para você profissional de alguma destas áreas que tem invadido o que não lhe diz respeito.
É um tal de Médico prescrever atividade física; Fisioterapeuta dando aula de personal em academias; Professor de Educação Física prescrevendo dieta... EU HEIN!!!!!
Não estou dizendo que um não tenha conhecimento da área do outro, não é isto! até porque, todas são áreas da saúde e o trabalho multi e interdisciplinar é extremamente importante se pensarmos no melhor para o aluno/atleta/paciente/cliente, mas o problema tem sido a indiscriminação de alguns profissionais quando procurados por seus clientes, que ao invés de instrui-los corretamente explicando a especialidade de cada área, não! chamam toda responsabilidade para si e acabam exercendo a função de outro profissional, o que para mim deveras é exercício ilegal da profissão.

Exemplo: Do mesmo jeito que eu fico injuriado quando alguém chega pra mim e diz, _Não não, meu cardiologista falou que eu tenho de fazer 45 minutos de esteira todo dia. ...Imagino que o Nutricionista também ficaria caso eu prescrevesse dieta para as inúmeras pessoas que me pedem!
Neste exemplo citado, o mais correto seria o cardiologista orientar o paciente da seguinte forma: _Você precisar realizar atividades físicas, para isto procure um profissional da educação física e leve para ele este diagnóstico onde mostra que você apresenta um quadro X. ...daí em diante é o Professor de Educação Física quem deve prescrever a melhor e mais adequada atividade física de acordo com o quadro clínico do sujeito! ...Da mesma maneira, o Professor de Educação Física quando procurado por um aluno que quer uma dieta deve orienta-lo a procurar um Nutricionista! O que é legal fazer e contribui muito com o trabalho multidisciplinar neste caso, é o Professor de Educação Física relatar em um documento as atividades que o sujeito vem fazendo e qual a periodização, o que de fato é uma informação importantíssima para o Nutricionista realizar um trabalho muito mais eficiente para o indivíduo!


abraço
Prof. Wilson Lima

3 comentários:

  1. concordo em gênero, número e grau, inclusive recentemente o ortopedista errou feio comigo no meu diagnóstico dizendo que eu deveria fazer uma atividade física sendo que já treino há mais de 10 anos. Sabe frase feita?

    waleria

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto ! Fico feliz de saber que ainda existem otimos profissionais que sabem como se valorizar e respeitar os demais !!
    Parabens !!!

    ResponderExcluir