segunda-feira, 29 de junho de 2009

- Métodos de Investigação em Biomecânica


Este final de semana foi minha aula de pós graduação, pequeno detalhe, sábado E domingo das 8 até as 18hs... pula essa parte.

O tema do módulo era Métodos de Investigação em Biomecânica.
Bem, a biomecânica é uma ciência que tem forte ligação com a física (mecânica), procura fontes científicas de conhecimento cujo fornecem dados válidos e aceitáveis, sendo que seus procedimentos contam com a utilização de equipamentos científicos para obtenção e análise de resultados. Estes métodos de investigação são a Cinemetria, Antropometria, Dinamometria e Eletromiografia.

De forma resumida é o seguinte:
- Cinemetria: Análise do movimento a partir de imagens (permite inclusive a reconstrução gráfica de movimentos)
- Antropometria: Determina as características e propriedades do aparelho locomotor (dimensões de segmentos; posicionamento articular e do centro de gravidade; comprimento de braços de alavanca; massa e momento de inércia)
- Dinamometria: Medição de forças (externas e internas do aparelho locomotor) e pressão (relação força aplicada por área)
- Eletromiografia: Registro das atividades elétricas associadas às contrações musculares.


Resumindo mais ainda: _ Nada de achismo, chutologia, empirismo, numerologia, tarô quando se fala em análise de movimento, por favor!!!! Mil vezes não!!! ...e nem me venha com aquela velha história “...esse exercício aqui PEGA MAIS!!!”


Grande abraço
Prof. Wilson Lima

Créditos ao Prof. Ms Sandro Barone e Profa. Doutorando Carina Fraga

Um comentário:

  1. passar sabado e domingo estudando não é para qualquer um não... tem que ser alguem dedicado como você é e por isso, merecedor de vários elogios que temos recebido de você lá na academia.
    Parabens e bom estudo !!

    ResponderExcluir