terça-feira, 3 de novembro de 2009

- Dicas para uma alimentação saudável; por Bruna Pineda


Associar uma alimentação equilibrada a prática de atividade física é essencial para manutenção da saúde, além de possibilitar uma melhora do desempenho físico. Segue algumas dicas:

1- Faça pelo menos 3 refeições e dois lanches por dia. Evite pular as refeições. E principalmente não passe longos períodos em jejum.

2- Inclua diariamente, na alimentação os CARBOIDRATOS como: arroz, macarrão, batata, mandioca, cará, pães, entre outros. Esses alimentos fornecem energia para o nosso organismo e devem ser consumidos antes e após a atividade física.

3- Coma diariamente legumes, verduras e frutas, pois fornecem vitaminas, minerais e fibras importantes para o equilíbrio de diversas funções orgânicas.

4- Consuma diariamente PROTEÍNAS na forma de leite e derivados, carnes, aves, peixes ou ovos. Este nutriente é importante, pois possui função estrutural, ou seja, é responsável pela formação de tecidos corporais e músculos.

5- Consuma, no máximo, duas porções de LIPÍDIOS por dia na forma de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Dê preferência as gorduras monoinsaturadas provenientes de óleos vegetais e de peixes. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6- Inicie as refeições pela salada crua já que esta possui fibras que aumentam a saciedade, diminuindo assim o apetite para a ingestão do prato principal.

7- Evite refrigerante e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9- Beba líquidos (de preferência ÁGUA), antes, durante e após a atividade física. Não espere sentir sede para se hidratar.

10- Alimente-se com prazer e calma, mastigue devagar e preste atenção no que colocar no prato, para assim se obter todos os benefícios de uma alimentação saudável.

A pirâmide alimentar sugere as porções que devem ser consumidas diariamente


Elaborado por: Bruna Pineda
(NUTRICIONISTA CRN 26108/P)
bruna.pineda@uol.com.br

----------//----------//----------//----------

Lembrem-se galera, uma alimentação adequada melhora seu rendimento e resultados nas atividades físicas em até 80% !!!!! Mas para isso, procure um profissional da área... ATENÇÃO; seu Médico, seu Professor de Educação Física, NÃO ESTÃO HABILITADOS A LHE PRESCREVER UMA DIETA!!!! (como diria a letra da música: ado aado cada um no seu quadrado; ...ado aado cada um no seu quadrado).

A Bruna Pineda é uma grande amiga e parceira em minha Assessoria e Consultoria Esportiva; portanto, quem quiser uma prescrição pessoal de alimentação entre em contato com ela. Diga que você é indicação minha e ela lhe fará um atendimento diferenciado.
(bruna.pineda@uol.com.br)


grande abraço a todos
Prof. Wilson Lima

4 comentários:

  1. Wilson! Boa tarde!
    Muito bom esse artigo irei recomendar a uma amiga que está precisando de uma prescrição alimentar mais adequada à partica esportiva dela.

    Abraços!
    Roberto Massarenti

    ResponderExcluir
  2. ela tá me devendo uma avaliação!! qdo eu voltar eu cobro, afinal vou ficar um tempão ainda sem poder treinar ... q ódiooooooo

    bjs

    wal

    ResponderExcluir
  3. olá senhoras e senhores, amei esse artigo, eu sou estudande de nutriçao e amei esse trabalho, espero seguir essa área portanto nós nutricionistas precisamos ter o nosso espaço pois muitos fazem isso que vc comentou bruna, prof. de educaçao fisica ou instrutor de academias andam prescrevendo alimentaçoes, suplementos e outros , mas nao sao habilitados para isso, precisamos nos unir e nao deixar isso acontecer, acho um absurdo, como vc mesma disse ado ado cada macaco no seu galho rsrs,, abraço e sucesso bruna, é bem por ae o caminho..

    ResponderExcluir