sexta-feira, 16 de outubro de 2009

- Pré-Exaustão e Exaustão.


olá galera,

No dia 16 de Setembro de 2009 publiquei aqui no blog com o tema Hipertrofia; Método 3 Passos e Tri-Set, um caso que me foi enviado por uma Professora lá de Curitiba-PR. Pois bem, dia desses aí, esta minha colega de profissão enviou novo e-mail para nova troca de informação; como nossa conversa acredito ter sido proveitosa, segue na integra seu questionamento e minha resposta:


Boa tarde prof Wilson, tudo bem?
Eu fui atrás de informações sobre o treino de EXAUSTÃO E PRÉ EXAUSTÃO. E gostaria que você me detalhasse mais como funciona e para que grupos musculares posso passar, porque acredito que treinar um músculo ou dois até a fadiga, ou drop é muito próximo da exaustão ou da pré? Uma vez que o músculo é submetido a um estresse limitado em cada sessão de treino.
Por meu entendimento parecem semelhantes estes métodos. E realmente é efetivo no desenvolvimento da massa muscular? É que na próxima série do meu aluno, lembra do ectomorfo pensei nestes métodos de exaustão e pré..

Um abração

---------//---------//----------//----------

em resposta a nossa colega escrevi:

olá Professora,
Bem vamos lá; falar um pouco sobre seu comentário e intenção de aplicar os métodos Pré-Exaustão e/ou Exaustão para aquele seu aluno ectomorfo.
Pré Exaustão; não precisa reparar muito para perceber que é tipo um Bi-Set, a única diferença é que aqui tem o lance de primeiro executar um exercício uniarticular e depois um biarticular (existe também a Pré-exaustão inversa, biarticular e depois uniarticular, mas deixa isso para lá no momento). Vejamos então que não vai mudar muita coisa de um Bi-Set para este método de pré-exaustão, certo? ...Como é para aquele seu aluno ectomorfo, novamente digo, EU priorizaria carga acima de qualquer coisa, então, em algum momento na periodização dele poderia até utilizar a tal pré-exaustão, mas acredite, eu ia falar para ele fazer apenas 6 repetições, a fim de que somado os dois exercícios não ultrapasse 12 repetições (tendo como descanso entre 1 ou 2 minutos), caso contrário, já estaríamos trabalhando com um treino mais de resistência do que de hipertrofia.
Exaustão: trata-se de um método em que o indivíduo faz repetições até haver uma "falha" muscular na fase concêntrica, ou seja, não conseguir vencer a resistência que a carga oferece. Em todos os lugares que você encontrar explicações deste método, vai ver que dizem se tratar de um método que promove, força, hipertrofia e resistência muscular. ...BINGO!!!!!!!! voltamos ao mesmo conceito básico; para este aluno ectomorfo e pensando em hipertrofia, EU priorizaria a carga acima de qualquer coisa, portanto, a dica é colocar carga suficiente para que esta "falha" muscular aconteça entre 8, até no máximo 12 repetições (com descanso entre 1 e 2 minutos).
Não tem segredo e acredite, não vale a pena ficar inventando muito; de qualquer forma, dependendo do aluno, principalmente aos que tem aquele apego sentimental com métodos de treino, acho até interessante ficar prescrevendo vários tipos de método pensando em não deixar o treino monótono, apenas.
O que mais vale ressaltar nesta nossa troca de conhecimento é que antes de aplicar qualquer método, devo pensar em primeiro lugar para quem eu vou aplicar, em qual momento vou aplicar, qual o objetivo da pessoa e como se desenvolve o método, ou seja, usar a razão, nada de apego sentimental ou empirismo; até porque, ainda não são encontradas muitas produções científicas sobre métodos de treinamento de força; desta forma ninguém pode afirmar que um método é melhor que outro para isto ou para aquilo, MAAAAASSSSSSSS, os princípios do treinamento desportivo já nos trazem informações importantes sobre número de série, repetição e descanso, então é só usar a razão sempre.
grande abraço; mais uma vez obrigado por escrever e escreva sempre que quiser; é um prazer.
Prof. Wilson Lima


Abraços a todos
aloha e boas novas
Prof. Wilson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário