quarta-feira, 25 de novembro de 2009

- Deixe a molecada brincar!!!


Vamos começar novamente com uma letra de música... ...como diria Natiruts:
...Deixa o menino jogar... Deixa o menino aprender... A saúde do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A consciência do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A sabedoria do povo daqui, é o medo dos homens de lá... ...DEEEEEEIXA o menino jogar... (me empolguei, desculpa). risos

Pois bem, é indiscutível que as comodidades da vida moderna tem nos feito cada dia mais pessoas com hábitos sedentários, não é mesmo? E não que eu seja saudosista, mil vezes não! até porque assumo; se precisar ir até a padaria na esquina, vou de carro! inclusive, só não subo as escadas de casa com o carro porque a largura da escada é menor que a do carro!!! mas como ia dizendo, não sou saudosista nem tão pouco quero entregar minha idade, o fato é que antigamente até para mudar o canal da TV tinha de levantar a bunda do sofá, ir até a televisão e girar o seletor!!! já hoje em dia não, tudo é na base do controle, ou então, de carro para o trabalho, de elevador para cima e para baixo, volta de carro para casa, enfim, mesmo no meu caso que faço um treininho de frango praticamente todos os dias e portanto não sou um INDIVÍDUO SENDENTÁRIO, ainda assim tenho HÁBITOS SEDENTÁRIOS, que a tal da vida moderna proporciona!!! e não que eu esteja reclamando disso, mas vamos pensar no caso das crianças de hoje; sem generalizar é claro; todo mundo sabe que o lance hoje é internet, televisão, vídeo game... todos os aparelhos eletrônicos que na minha infância eu só via no desenho dos Jetsons!!!! Eu até entendo os pais que se preocupam com a violência, drogas e marginalidade; mas será que manter os filhos grudados nos aparelhos eletrônicos é o que tem de melhor???? ...se pensarmos em saúde, na capacidade de sociabilização, na desenvoltura corporal... definitivamente ficar bitolado no micro, tv ou vídeo game não é a melhor opção! vamos combinar né?!!!!?!!!?? ... OK OK OK, eu não tenho filhos e talvez não seja a melhor pessoa para aconselhar você que é pai, mãe, tio, tia, avô, avó, ou seja lá quem for, mas se quer saber minha opinião: DEDIQUE UM TEMPO COM QUALIDADE A SUA CRIANÇA.

Outra coisa que vale lembrar nesta minha postagem que com o passar da escrita acabou meio que virando um desabafo, é o seguinte; também não adianta colocar a criança para praticar alguma atividade física que VOCÊ escolheu para ela! quantos casos eu vejo: Ai vou colocar o meu filho na natação, é bom e o médico deixa! ...ou então: o meu filhão vai bater um bolão, vai jogar muita bola esse garoto viu? e torce pru curintia!!! (eu posso aloprar pois sou Corinthians de coração) ... ou ainda: minha filha é super alta, puxou o pai, vou coloca-la no volei! ...e o meu Júnior então? 11 anos, 8m de altura e pesa 2 toneladas!! vai jogar basquete!!!! ...AH PÁRA NÉ???? PELO AMOR!!!!! deixa a criança vivenciar várias atividades físicas, deixa ela escolher aquilo que ela se identifica! que ela goste!!! não tenho dúvidas que além dela ser mais feliz assim, a chance de ser um praticante de atividade física para o resto da vida é bem maior!!!!! ...na boa? volto a cantar a música do Natiruts: ...Deixa o menino jogar... Deixa o menino aprender... A saúde do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A consciência do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A sabedoria do povo daqui, é o medo dos homens de lá...

Não posso terminar sem falar de um brotherzinho de 7 anos de idade que me empolgou a escrever esta postagem quando vi uma sequência de fotos dele arrebentando no jacaré em Ubatuba! ...DA-LHE GUI!!!!!! BOA MENINO!!!!!

...vendo as fotos do Guilherme, alguém tem dúvida que o moleque está se divertindo acima de tudo?

PARABÉNS aos familiares do Gui!!! sobretudo o Pai Carlão e seu Tio Diego. É isso aí, dedicação com qualidade!







3 comentários:

  1. Tirando o péssimo gosto musical do nosso prof. Wilson, acho que não é exatamente a época em que estamos que está tornando as pessoas sedentárias.
    Antes a única opção que as crianças tinham eram brincar em coletivo na rua. A pouco anos estavam presas a um computador e antes disso era o video-game. Ou seja não mudou muito das metade dos anos 90 para cá.
    Porém com a invenção do Wii e principalmente do project Natal para o XBox 360 essa tendencia do sedentarismo está destinada a sumir, mas acredito que a tendencia da amizade cada vez mais se tornar impessoal e não presencial, fisicamente falando, está tendenciada a aumentar.
    Vou deixar a URL do youtube para que entendam ao que me refiro.

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto!
    pois bem meu caro, primeiramente eu penso quanto um equipamento desse é acessível a grande população?!?!?!!! certamente o valor está anos luz do valor de uma lata de leite em pó que é dada pelo governo na escola (quantas crianças terão este brinquedo?); outra questão, como disse na postagem, se pensarmos em saúde, capacidade de sociabilização, repertório motor... DEFINITIVAMENTE não é a melhor opção, nem mesmo neste formato do Wii e outros equipamentos. Já ouviu falar em Jogar bolinha de gude no carpete ou então empinar pipa no ventilador???? dá na mesma!!!!

    grande abraço
    Prof. Wilson

    ResponderExcluir
  3. Feliz em ler seu texto! Parabéns pela publicação crítica e visão. Abraço , Mil.

    ResponderExcluir