quarta-feira, 22 de julho de 2009

- Aquecimento Parte 2


Na Parte 1 desta postagem terminei escrevendo que vejo muitas pessoas realizando "aquecimentos" que precisam de melhor adequação; na verdade fui benevolente no comentário, porque de fato, estes pseudo aquecimentos necessitam de uma repaginada total! ...E o pior sabe o que é? É que trata-se de indicação dos próprios professores!!!!! JESUS TOMA CONTA!!!!

...é um tal de aquecer 10, 15, 20min na esteira, na bike, antes do treino de musculação; ou então um tal TEM de alongar antes do treino; e ainda, há quem indique corrida, depois alonga e depois vai para o treino (inclusive Professor Personal viu! atente-se!!!!!!).
Galera, 10, 15, VINTE MINUTOS na esteira ou na bike, se não for com a intenção de aquecer para a própria aula de corrida ou de bike, está mais para um treino cardiovascular do que para aquecimento! não tem porque ficar "aquecendo" por valiosos 20 minutos! neste tempo, dependendo do objetivo da pessoa, é possível realizar um treino inteiro de musculação se ele for bem otimizado!!!!! ...alongamento, aaahhh o alongamento! tem gente que acha que é uma espécie de remédio contra lesões, tipo mágica (piri rim pim pim!!!), ou então que se o sujeito não alongar antes, não vai treinar bem, ou coisa e tal. Que fique bem claro, não estou dizendo que alongamento não é bom, mas tem que ficar BEM CLARO que alongamento é uma manobra que se realiza com a finalidade de aprimorar a capacidade física Flexibilidade ...nessa hora vem sempre alguém querendo se defender e diz: mas uma pessoa mais flexível tem menor chance de se lesionar. _Concordo! mas acontece que eu não preciso treinar flexibilidade toda vez antes do treino de Hipertrofia, Resistência, Força, Potência... Já ouviu falar em periodização? bois bem, há o momento de treinar Flexibilidade. Daí eu nem vou comentar então a junção dos dois né? ...corre uns 20 minutos e depois alonga para treinar. AI AI AI!!!!!
Ah!!! e antes que alguém pergunte, não estou dizendo que correr não é aquecimento! só estou orientando que correr 10, 15, 200 mil minutos é DEmais! outra coisa que cabe lembrar, correr em alta velocidade está longe de ser adequado pensando em aquecimento.

vou continuar neste assunto em breve, até porque preciso contribuir para desenraizar o conceito que os alunos tem com respeito ao aquecimento. Acredite, na maioria das vezes que eu tento explicar isto para alunos, eles me olham com uma cara de quem diz: NOSSA QUE PROFESSORZINHO BURRO!!!


grande abraço
Prof. Wilson Lima

2 comentários:

  1. quando eu comeno com as meninas na academia e mesmo com a coordenação que você é de mais, não estou exagerando.
    Posso estar errada mas para mim aquecimento no máximo é 10 minutos na esteira (mesmo no inverno).

    Sempre tive dúvidas a respeito do alongamento antes ou depois da musculação e até hoje ninguem conseguiu explicar direito.

    Professor !! Você é fera e de burro não tem nada nada nada!!

    Valeu esse post e espero que muitos tenham oportunidade de compartilhar.

    bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá Wilson,
    Concordo com o que vc disse sobre aquecimento e sei que desenraizar conceitos não é tão fácil assim.Meu nome é Elisandra e já treinei com vc na triathon, lembra de mim? Admiro o seu trabalho e gostaria que enviasse para mim sua matéria da pós em pdf. É que sou fisioterapeuta e adoro biomecânica. Sou especializada em estética e tratamento da dor.Tenho o site é www.clinicaagata.com.br.Trabalho na João Cachoeira, perto da academia.Mas envia pra mim, quando possível , o arquivo no e-mail elsrocha@ig.com.br.O e-mail do site está com problemasEstou curiosa! Obrigada.Bjs, Elisandra.

    ResponderExcluir