terça-feira, 8 de setembro de 2009

- Saúde e Qualidade de Vida



Aí está um tema complexo. Até mesmo a literatura especializada da Educação Física e das Ciências do Esporte não definem claramente o real conceito de Saúde e Qualidade de Vida, desta forma, é muito comum encontrar associado a este tema um conceito pequenino e que se restringe apenas a saúde, no sentido de ausência de doenças e de bem-estar físico.
Diante deste quadro, alguns autores passaram a considerar uma concepção mais abrangente. Conforme Minayo et al (2000), qualidade de vida é uma noção eminentemente humana que aproxima-se do grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental. Pressupõe uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera como seu padrão de conforto e bem-estar.
Parâmetros subjetivos (bem-estar, felicidade, amor, prazer, inserção social, liberdade, solidariedade, espiritualidade, realização pessoal) e objetivos (satisfação das necessidades básicas e das necessidades criadas pelo grau de desenvolvimento econômico e social de determinada sociedade: alimentação, acesso à água potável, habitação, trabalho, educação, saúde e lazer) se interagem dentro da cultura para constituir a noção contemporânea de qualidade de vida.


Decidi escrever este assunto pois em diversos momentos durante o feriado fiquei refletindo sobre a importância de se fazer aquilo que tem prazer. No caso, estava eu no lugar onde queria estar, com amigos extremamente agradáveis, me divertindo, surfando, rindo, comendo churrasco, VIVENDO!

grande abraço a todos
e abraços especiais para Floriano, Shirley, Anya, Juliana, Débora, Guilherme, Vanessa e Waléria.
(brindamos a vida e a saúde!)





Referência

Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Notas introdutórias. - Disponível em: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - Nº 52 - Septiembre de 2202.

4 comentários:

  1. Olá,

    Acredito realmente que muitos procuram qualidade de vida através de diversas formas como foi citado no texto, seja com saude, com as necessidades basicas sendo atendidas, seja no trabalho, seja lá onde for, mas você só poderá dizer que tem qualidade de vida apartir do momento em que surge a sensação de que as coisas ao seu redor estão bem, é uma sensação de liberdade e de conexão com você mesmo inexplicavel, que vem seguida de momentos com muita tranquilidade interna e de alegria.
    E este final de semana com feriado foi pra mim um exemplo do que é ter qualidade de vida, foi um periodo de paz interior muito forte, tenho certeza que isso é ter qualidade de vida, e temos que buscar esta mesma sensação em todos os setores de nossa vida, e o equilibrio de tudo isso junto gera a qualidade de vida.

    Foi muito bom estar lá com todos citados na matéria.

    grande abraço e Aloha

    Floriano

    ResponderExcluir
  2. professor
    mais uma vez tenho que elogiá-lo pelo post, pois é isso que eu penso a respeito de qualidade de vida: fazer o que gostamos, sentindo e transmitindo para quem apreciamos, o prazer de estar e fazer juntos.

    e outra coisa obrigada pelo comentário em meu blog, pois estou mesmo precisando dessa força.

    vocé é o melhor!!

    bjs

    wal

    ResponderExcluir
  3. Fala Wilsão!

    Prazer escrever e deixar um comentário em seu espaço. Claro... com a seguinte observação se eu estivesse aí teria ido à praia! Afinal estava tão perto, agora estou tão longe fisicamente. Mas vamos ao que interessa. No meu caso a minha qualidade de vida está intimamente ligada à minha satisfação de trabalhar no que realmente gosto de fazer. Para cada grupo de pessoas existe um conceito diferente do que é a qualidade de vida humana, social, econômica, cultural e um dos encantos da vida é isso, ou seja, a vida é assim. São as diferenças que nos aproximam caso contrário tudo seria muito monótono.

    Saudade do meu amigo! Parabéns pelo blog.

    Abraço,
    Milena Emidio.

    ResponderExcluir