quarta-feira, 16 de setembro de 2009

- Hipertrofia; Método 3 Passos e Tri-Set. (orientação em um caso)


Recebi e-mail de uma Professora de Musculação lá de Curitiba - Paraná, dizendo o seguinte:

----------//----------//----------
"Boa tarde, professor Wilson

Eu também atuo na area de musculação e gostaria de pedir uma orientação
a respeito de um treino que eu ja não sei mais o que fazer.
O aluno ja tem mais de um ano de academia. Mas ele é ectomorfo, é alto e
eu ja passei várias séries para ele: negativa, agonista- antagonista, método 21,
exaustão muscular, bi set..drop set...

E agora vou fazer série nova e como estava pesquisando na Net, te encontrei e pensei
em uma orientação sua. Eu farei uma série para ele com o método 3 passos, e tri set.

Por favor pode me passar algumas dicas de como trabalhar para ajudar na hipertrofia
deste aluno? Ele confia muito em mim e só prefere que eu troque sua série. Portanto a responsabilidade
aumenta e meu empenho tem que ser maior ainda..."
----------//----------//----------


Analisando este caso, respondi da seguinte forma para esta minha colega de profissão:

olá Professora,

Primeiramente muitíssimo obrigado por ler e contribuir com o blog.

Um indivíduo ectomorfo tem geralmente por característica um metabolismo mais acelerado, baixo percentual de gordura e certa dificuldade em obter ganhos musculares, portanto, terá mais chance de um bom resultado se trabalhar com mais carga. Pois bem, é fato que quanto mais aumentamos carga, menos repetições conseguimos fazer certo? Além disso, também é bem verdade que quanto mais carga, mais também precisamos de descanso entre uma série e outra para uma melhor recuperação e consequentemente melhor aproveitamento do treino com cargas mais pesadas; sim ou não? ...Olha lá! partindo deste princípio já podemos enxergar um treino mais adequado ao objetivo e peculiaridade do seu aluno; daí é que cabe a seguinte pergunta: será que o método Tri-Set que você mencionou vai AO encontro ou DE encontro a este princípio e a particularidade deste seu aluno?
O método Tri-Set foi concebido com o objetivo de gerar maior fluxo sanguíneo, pois isto estaria ligado com uma reação do organismo ao aumento da massa muscular, mas aí vai mais um questionamento: quando realizo uma atividade física qualquer, eu não gero maior fluxo sanguíneo? E de acordo com a Hiperemia do exercício, este maior fluxo sanguíneo não é localizado de acordo com a necessidade de maior irrigação? ...Oras, então não necessito somente de um método ou outro, certo? ...Ainda... o método Tri-Set foi preconizado de forma a utilizar 3 exercícios em sequência, sem descanso entre um e outro, com 3 ou 4 séries de 10 a 20 repetições... BINGO!!!!!!!!!!! a resposta é: este método vai DE encontro ao caso deste seu aluno, pois veja bem, se ele vai realizar 3 exercícios em sequência, com umas 10 repetições cada, como vai conseguir trabalhar com cargas mais pesadas???? mas nem com os produtos mágicos do Pirilim Pim Pim!!!!! (ok vai, para não ser tão radical afirmando que este método vai DE encontro, tipo na contra mão mesmo do objetivo do seu aluno e dizer que nunca poderá ser realizado com ele, se você quiser aplicar este método Tri-Set, faça-o por no máximo 2 semanas e tipo eclipse, uma vez a cada 200 mil anos durante a periodização de treinamento deste aluno; mais pensando em variação e quebra de rotina do que em resultado).
Portanto, no caso deste seu aluno eu faria um trabalho com séries entre 6 a 10 repetições, priorizando um trabalho com mais carga e com um descanso mais prolongado variando entre 2 a 3 minutos dependendo do número de repetição (quanto mais carga, menos repetição e mais descanso).
Quanto ao método 3 Passos, não vejo problema em aplicar com este seu aluno, até porque nós sabemos da importância de variar os treinos de tempos em tempos para sair de uma "zona de conforto" que entramos quando ficamos por muito tempo com o mesmo treino; mas cuidado!!!!!!!! pois o que se lê sobre este método são 3 séries de cada exercício para grandes grupos musculares (Peito, Costas, Ombro e Membros inferiores) e 2 séries para pequenos grupos musculares (Bíceps e Tríceps). O problema é que ainda tem muita gente aí separando um dia de treino só para ombro, esquecendo que este é um músculo que possui 3 porções e que já o trabalhamos de forma segmentada nos treinos de peito e costas, então repito, para este método 3 Passos, cuidado com a seleção dos exercícios e periodização para não sobrecarregar as articulações do ombro.


espero ter contribuído de alguma forma,
um grande abraço e sucesso!
Prof. Wilson Lima

10 comentários:

  1. wilson

    só queria deixar aqui o blog da prof milena que ela acabou de criar:
    www.milemidio.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  2. FINALMENTE ACHEI O QUE EU QUERIA,MAIS PROFESSOR SÓ FALTOU UMA COISA EU QUERIA SABER SE AJENTE FAIS O TRI SET APENAS TRÉS SERES PARA CADA TIPO DE MÚSCULO OU MAIS QUI ISSO E SE TODO MUNDO PODE FASER E SE TAMBEM PODE FASER TODO DIA COM TODOS OS MÚSCULOS EU MALHO A 4 ANOS E NÃO MALHO COM PERSONAL TREINE SÓ TEM UM ORIENTADOR NA ACADEMIA EU PESQUISO NA NET,POR FAVOR RESPONDE. ESTOU FALTANDO FICAR LOKO. MEU NOME E PATRICK

    ResponderExcluir
  3. caro Patrick,
    confesso que não sei se entendi direito sua pergunta, mas vamos lá...
    tri-set não significa dizer que meu treino vai ter apenas 3 séries, não é isso! ...um "norte" adequado seria realizar numa sessão de treino entre 18 até 27 séries.
    também não é necessário treinar todos os grupos musculares num dia só, isto vai depender de outros fatores, como por exemplo a quantidade de dias que vc treina por semana.

    abraço
    Wilson Lima

    ResponderExcluir
  4. Caro professor Wilson, me chamo Rafael Lima.
    Malho a 1 Ano, e tenho dificuldades com ganho de massa muscular.Também não tenho personal,malho de acordo a pesquisas feito por internet.
    gostaria de saber se tem como Você passar um programa de treinamento pra mim?
    um programa de ganho de massa muscular e definição.
    malho todos os dias da semana,e divido dois grupos muscular por dia.
    desde já agradeço Professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Rafael,
      claro que tem como eu elaborar um programa de treinamento para você.
      envie um email no endereço wily_wil@hotmail.com que te passo os valores.

      grande abraço
      Prof. Wilson Lima

      Excluir
    2. Bom dia Professor.
      acabei de enviar o e-mail.

      Grande Abraço.

      Excluir
  5. caro wilson , meu nome e Fabiano ;
    Malho a mais ou menos 3 anos , tenho metabolismo acelerado , contudo dificuldade de ganho de massa .
    Estou apostando em um treino de sobrecarga progressiva, mas nao sei se seria o certo para o meu caso ,
    se possivel , gostaria de seus conselho.... desde ja agradeço.

    parabens pelo bog...

    ResponderExcluir
  6. MGA Gambling Hall - DRMCD
    MGA Gambling 삼척 출장샵 Hall - DRMCD. A member of 충청북도 출장샵 the 수원 출장샵 Gambling 하남 출장안마 Hall of Fame in Las Vegas, NV, a non-profit organization 보령 출장마사지 that focuses on providing state-of-the-art

    ResponderExcluir