sexta-feira, 7 de maio de 2010

- Abdômen X Indisponibilidade de tempo - Pergunta recebida por e-mail.



olá Galera,

Recebi por e-mail de um amigo e seguidor do Blog (Ricardo Chaves) o seguinte questionamento:


"Gostaria de saber qual é a melhor dica para diminuir o abdômen, alguns dizem que é fazer "abdominal", porém outros já falam que ele apenas enrijece a região trabalhada, que por sua vez não surte o efeito desejado. Tenho uma massa corpórea razoavelmente boa, pernas, ombros e braços definidos. O problema é mesmo a barriga. Também gostaria de deixar claro que disponho de pouco tempo para fazer atividades físicas, pois estudo e trabalho. Tempo livre mesmo só aos sábados e domingos. Gostaria da opinião de um profissional da área sobre dieta e qual exercício devo fazer me disponibilizando de pouco tempo diário."


----------//----------//----------

A verdade é a seguinte, não diminuímos O abdômen e sim reduzimos o percentual de gordura corporal ! ...daí sim, com esta redução do Tecido Adiposo (Gordura) por TODO O CORPO, reduzimos de quebra a "barriguinha" também. Então de certo, se você tomar como estratégia fazer somente exercícios abdominais com a intenção de perder a tal "barriguinha", infelizmente tenho que te dizer que não vai adiantar não!!! você até vai ter uma maior força na musculatura abdominal e tudo, mas se a gordura continuar lá, me desculpe a brincadeira ...pense numa peça de Picanha!!!!! é tipo assim!!!! risos
...O que vai contribuir para você ter um abdômen mais "seco", é a junção de um treinamento neuromuscular (ex. Musculação) com o aeróbio (ex. Caminhada, Corrida, Bike, Natação). Daí sim é uma boa estratégia! Veja só, na musculação o sujeito aumenta massa muscular, o que é legal para o projeto "barriga talhada" uma vez que pessoas com mais massa muscular gastam mais energia tão somente para ficarem em pé comparadas as pessoas com menor percentual da tal massa muscular! sem contar que pensando em estética, acredito que a musculação traz um resultado melhor e em menor tempo. Aliado ao treino neuromuscular, aí sim o aeróbio, pois é neste tipo e treinamento que utilizamos a gordura como fonte de energia! isso sem falar nos outros vários benefícios que o treinamento aeróbio proporciona.
Só que aí temos um problema pensando no caso do Ricardo, pois o cara sai de casa para o trabalho 5:30hs e volta para casa somente depois da faculdade 23:30hs... que horas ele vai treinar???? ...ok ok, alguém chatão já vai vir com aquela velha piadinha sem graça: o que ele faz da 1hs até as 4hs da manhã? ...enfim...

Então assim Ricardo, minha dica para você é; procure um nutricionista para indicar uma dieta bem legal, pois estou certo que isso vai contribuir não somente nas questões de percentual de gordura, mas até mesmo para te dar um gás a mais nessa correria que é teu dia; acredite, nessa "pegada" você precisa de uma alimentação bem bacana.
Além da alimentação sabemos que o sono é algo de muita importância, então, mais vale você ir logo para sua casa e descansar do que pensar em chegar 23:30hs e ainda fazer alguma atividade física! ...até porque galera, o Ricardo me disse que SEM CHANCE de conseguir um tempinho no meio do dia para escapar do trabalho e ir até uma academia.
Como sobrou somente o final de semana para atividade física, vai por mim, não é nada legal querer tirar o atraso no sábado e no domingo, até porque se fizer uma atividade muito intensa somente no final de semana, é capaz de nem te fazer tão bem assim! ...quando chegar o final de semana Ricardo, faça uma atividade física sim, é melhor do que "zerar" a semana, mas faça algo moderado, sem se "matar", caso contrário você vai fazer parte dos atletas religiosos do final de semana! ...sabe o que é um atleta religioso? ...é aquele que abre o portão de casa, sai para fazer uma atividade física e seja o que Deus quiser!!!!!!!



grande abraço a todos
Prof. Wilson Lima

2 comentários:

  1. Ótimo post. Essa pergunta é sempre uma constante. É muito bom que cada vez mais pessoas estejam se conscientizando da necessidade de uma vida saudável, porém, é preocupante que a rotina de "sobrevivência" não permita que todas elas adotem esse estilo de vida.
    Infelizmente, nem sempre o educador físico é a solução para a barriga, porém, ainda se pode dar umas dicas.
    Obrigado pela visita!
    Muito bom o seu blog. É bom ver que têm outras pessoas que realmente estudam e sabem algo eficaz sobre treinamento físico.
    Abraço!

    ResponderExcluir