quinta-feira, 28 de maio de 2009

- Dor no pescoço e ombro


Meu amigo Fábio (o Bico) escreveu por msn perguntando sobre uma dor que ele vem sentindo já faz alguns meses; ele relata que a dor vai do pescoço ao ombro, principalmente quando gira o pescoço para o lado direito, lado este que inclusive é o que ele realiza a respiração na natação.
O Fábio tem feito musculação de segunda e quarta; natação de terça e quinta, futebol de quarta e ainda no final de semana vai à praia surfar. Isso sem contar que é Analista de Sistemas e tem uma empresa onde trabalha por horas no computador.

Fábio, além de você ficar por horas no computador, fato que certamente já te desgasta e causa desconforto nesta região onde você está sentido dores, você ainda faz duas atividades que utilizam bastante a articulação do ombro, Natação e Musculação; como se já não bastasse, no final de semana você ainda vai surfar, outra atividade que exige muito do ombro e pescoço, ou seja, você precisa urgente falar com o professor que te acompanha na academia para que ele periodize melhor seu treinamento, levando em consideração todas estas atividades que você realiza, inclusive a ocupacional, caso contrário você pode estar praticamente "moendo" seu ombro e pescoço!

Basicamente, neste momento você precisa diminuir volume e intensidade nos treinamentos; verifique se seu professor não anda separando um treino só para ombro, pois não é tão adequado, o melhor no seu caso é treinar deltóide porção anterior e acromial junto com o treino de peito e deltóide porção posterior junto com treino para grande dorsal; outra dica é realizar respiração bilateral na natação evitando assim sobrecarregar apenas um lado. Preste atenção também na segunda feira quando você tiver surfado sábado e domingo, talvez seja melhor um treino mais regenerativo.

Caso a dor permaneça, aconselho você procurar um médico, fazer alguns exames, repousar por alguns dias e replanejar seus treinamentos com seu professor.

*(na foto - Fábio Bico em Maresias)

grande abraço
Prof. Wilson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário