quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

- Calçado Esportivo - Corrida


Você sabe escolher seu tênis para corrida quando vai a uma loja de calçados esportivos? ...tem certeza que sabe?? ...e se eu te disser que por mais que você tenha conhecimento sobre quais critérios deve usar na hora de adquirir seu "pisante", ainda assim correrá o risco de não fazer uma boa escolha, você acredita???
Façamos assim, vou começar pelo fim; tipo dar uma espiada na última página do livro antes de continuar com a leitura, desta forma, quem não acreditar no que vou dizer nem precisa continuar lendo esta postagem! sei lá, acessa o youtube, vai ver uns vídeos engraçados!!! ou quem sabe ler propagandas dos fabricantes e lojas que comercializam este tipo de calçado, pois lá sim, na esmagadora maioria vão te dizer que o tênis praticamente corre sozinho!!!
Então lá vai: _Infelizmente para encontrar um bom calçado de corrida é através de tentativa e erro! ...Pooooode chorar, pooooode espernear, poooode balançar a cabeça negativamente, poooode cruzar os braços, pooooode fazer birra que não adianta! ...vai por mim, é por tentativa e erro. Você só vai saber se comprou um tênis adequado ao longo da sua utilização, ou seja, se o pisante tão invocado que comprou começar a lhe causar algum incomodo, desconforto, dor; sinto muito, você pode ter gastado zilhões de dólares, o vendedor pode até ter prometido que com este tênis seria capaz de correr sobre as águas, que sinto muitíssimo, ou você terá que utiliza-lo para outra qualquer atividade que não envolva corrida, sei lá, lavar o carro por exemplo, ou vai ter de doar o calçado para alguém ou algum orfanato! é sério!!!! (engole o choro!!! rôu rôu!!! engole o choro!!!)
Daí sempre tem uma "capivara" que neste momento "dá relaxo" e diz: "Ah! então vou comprar qualquer kichute ou bamba cabeção que tá bom!" ...não é isso que estou dizendo ô pangaré! existem sim alguns aspectos que devemos nos atentar para escolher o calçado, mas que fique bem claro que mesmo se apropriando de todos estes detalhes, ainda assim pode dar errado!
Mas antes de citar alguns detalhes que devemos verificar no momento da escolha, gostaria de fazer uma pergunta: _É o tênis que se adapta a você ou você que se adapta ao tênis? ...digite 1 para o tênis se adapta a você e 2 para você se adapta ao tênis. ...Pronto! quem digitou 2 acertou!!! ...mas é claro pobre criatura, é a pessoa que se adapta ao tênis!!! pois cada indivíduo tem um jeito de correr e é cada "jeitão" que meu Deus! santa coordenação motora! até porque, cada um tem lá sua característica no aparelho locomotor; cada um teve uma lesão diferente ao longo da vida e saiba que a cada lesão o sujeito pode alterar seu padrão de corrida; cada um teve uma experiência esportiva diferente ao longo de sua vida, uns jogaram futebol, outros basquete, outros empinavam pipa no ventilador e só puderam sair na rua para correr depois de terminar a faculdade, enfim... ...por favor, não caia nas armadilhas de vendas e nas promessas cabalísticas, pois tênis de corrida não tem poderes mágicos! ok? ...esquece praticamente tudo que já ouviu até hoje sobre tênis para pisada pronada, supinada, não sei o que nada, amortecedor (tênis não é carro!) e blá blá blá; PRATIQUE O DESAPEGO!

...Então fica assim:
1 - em primeiro lugar prefira comprar um tênis de fabricantes que possuam boa tecnologia de construção (olha aqui a oportunidade de um fabricante me patrocinar ou anunciar!!! risos);
2 - sua chance de errar é menor comprando um tênis para pisada neutra, pois os calçados ditos para pronadores ou supinadores não levam em consideração as características individuais do aparelho locomotor de cada pessoa, alias nenhum tipo de tênis;
3 - compre sempre um calçado com 0,5 ou 1 número maior do que você calça; acredite, seus pés vão inchar ao longo da corrida e se o tênis ficar apertado lá se vão suas unhas; sem contar as bolhas...  ...e dói!!!
4 - como as questões oriundas da sobrecarga mecânica só serão percebidas com o tempo, na hora da compra se atente a questão da pressão plantar, é importante que você tenha uma percepção de conforto ao calçar o tênis. Uma boa palmilha que aumente a área de contato com o seu pé vai diminuir a pressão plantar; lembra da sua aula de física? pressão = força / área; ...pois bem!
5 - pela barba do profeta, aqueles tênis com duzentas mil molas, amortecedores, seja lá que raio for NÃO É TÊNIS PARA CORRIDA!!!! muito menos se for de couro!!! acaso você acha que correr de salto alto é adequado? pois bem, não compre um tênis que a altura da sola na região do calcanhar seja muito mais alta que a parte anterior do seu pé; ...ah! também não pode correr de plataforma tá? (é bom explicar porque sempre tem uma criatura do além!)
6 - quanto a questão rendimento, esqueça essa papagaiada que o tênis é capaz de transformar impacto em impulso; é impossível !!!!! ...a única característica do calçado que vai te proporcionar melhor rendimento é quanto ao peso, ou seja, com um pisante mais leve você despende menos energia para se locomover.
7 - e por favor criatura, não esqueça de calçar os dois pés! ou você acredita que tanto seus pés, quanto os tênis direito e esquerdo são idênticos?


resumindo: um viva para os corredores de pés descalços, que economizam grana e amortecem o impacto tanto quando você que comprou o tênis mega blaster super hiper ultra pra corredor nos Estados Unidos da América!


é isso
aquele abraço
Prof. Esp. Wilson Lima