quarta-feira, 25 de novembro de 2009

- Deixe a molecada brincar!!!


Vamos começar novamente com uma letra de música... ...como diria Natiruts:
...Deixa o menino jogar... Deixa o menino aprender... A saúde do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A consciência do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A sabedoria do povo daqui, é o medo dos homens de lá... ...DEEEEEEIXA o menino jogar... (me empolguei, desculpa). risos

Pois bem, é indiscutível que as comodidades da vida moderna tem nos feito cada dia mais pessoas com hábitos sedentários, não é mesmo? E não que eu seja saudosista, mil vezes não! até porque assumo; se precisar ir até a padaria na esquina, vou de carro! inclusive, só não subo as escadas de casa com o carro porque a largura da escada é menor que a do carro!!! mas como ia dizendo, não sou saudosista nem tão pouco quero entregar minha idade, o fato é que antigamente até para mudar o canal da TV tinha de levantar a bunda do sofá, ir até a televisão e girar o seletor!!! já hoje em dia não, tudo é na base do controle, ou então, de carro para o trabalho, de elevador para cima e para baixo, volta de carro para casa, enfim, mesmo no meu caso que faço um treininho de frango praticamente todos os dias e portanto não sou um INDIVÍDUO SENDENTÁRIO, ainda assim tenho HÁBITOS SEDENTÁRIOS, que a tal da vida moderna proporciona!!! e não que eu esteja reclamando disso, mas vamos pensar no caso das crianças de hoje; sem generalizar é claro; todo mundo sabe que o lance hoje é internet, televisão, vídeo game... todos os aparelhos eletrônicos que na minha infância eu só via no desenho dos Jetsons!!!! Eu até entendo os pais que se preocupam com a violência, drogas e marginalidade; mas será que manter os filhos grudados nos aparelhos eletrônicos é o que tem de melhor???? ...se pensarmos em saúde, na capacidade de sociabilização, na desenvoltura corporal... definitivamente ficar bitolado no micro, tv ou vídeo game não é a melhor opção! vamos combinar né?!!!!?!!!?? ... OK OK OK, eu não tenho filhos e talvez não seja a melhor pessoa para aconselhar você que é pai, mãe, tio, tia, avô, avó, ou seja lá quem for, mas se quer saber minha opinião: DEDIQUE UM TEMPO COM QUALIDADE A SUA CRIANÇA.

Outra coisa que vale lembrar nesta minha postagem que com o passar da escrita acabou meio que virando um desabafo, é o seguinte; também não adianta colocar a criança para praticar alguma atividade física que VOCÊ escolheu para ela! quantos casos eu vejo: Ai vou colocar o meu filho na natação, é bom e o médico deixa! ...ou então: o meu filhão vai bater um bolão, vai jogar muita bola esse garoto viu? e torce pru curintia!!! (eu posso aloprar pois sou Corinthians de coração) ... ou ainda: minha filha é super alta, puxou o pai, vou coloca-la no volei! ...e o meu Júnior então? 11 anos, 8m de altura e pesa 2 toneladas!! vai jogar basquete!!!! ...AH PÁRA NÉ???? PELO AMOR!!!!! deixa a criança vivenciar várias atividades físicas, deixa ela escolher aquilo que ela se identifica! que ela goste!!! não tenho dúvidas que além dela ser mais feliz assim, a chance de ser um praticante de atividade física para o resto da vida é bem maior!!!!! ...na boa? volto a cantar a música do Natiruts: ...Deixa o menino jogar... Deixa o menino aprender... A saúde do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A consciência do povo daqui, é o medo dos homens de lá... A sabedoria do povo daqui, é o medo dos homens de lá...

Não posso terminar sem falar de um brotherzinho de 7 anos de idade que me empolgou a escrever esta postagem quando vi uma sequência de fotos dele arrebentando no jacaré em Ubatuba! ...DA-LHE GUI!!!!!! BOA MENINO!!!!!

...vendo as fotos do Guilherme, alguém tem dúvida que o moleque está se divertindo acima de tudo?

PARABÉNS aos familiares do Gui!!! sobretudo o Pai Carlão e seu Tio Diego. É isso aí, dedicação com qualidade!







terça-feira, 17 de novembro de 2009

- Corra sob orientação de um Profissional DEVIDAMENTE habilitado.


Aproximadamente 80% das pessoas que praticam corrida de rua, se já não tiveram, vão ter uma lesão. ...ok, ok, ok... ...agora é a hora de alguém dizer: _Nossa Professor Wilson! quanto pessimismo; que exagero! Você não deveria falar isso, você não é Professor de Corrida?!!!?!!!? ...pois bem meus amados, trabalho como Prof. de Corrida sim! mas o que posso fazer se 70% das milhares e milhares de pessoas que você vê correndo por aí são Atletas Religiosos? ...vou explicar; Atleta Religioso é aquela criatura que abre o portão de casa, sai correndo e seja o que Deus quiser!!! ...E ACREDITE, pegar um treino numa revista seja lá qual for, não faz de você um indivíduo bem orientado no tocante ao Treinamento Físico e suas peculiaridades, ou seja, mesmo seguindo aquele treino da revista, você ainda continua sendo um Atleta Religioso!!!!
Pois bem, se pensa que acabou por aí a notícia ruim, está enganado!!!!! ...destes 30% das pessoas que correm; fazem parte de alguma assessoria ou treinam baseados numa prescrição de algum Professor, ainda assim, a cada 3 indivíduos, 1 se lesiona. ...PRONTO!!!! AGORA SIM VÃO ME CRUCIFICAR, ME CHAMAR DE BURRO, DIZER QUE EU DEI UM TIRO NO MEU PRÓPRIO PÉ e blá blá blá... ...mas fiquem tranquilos, vou explicar: O fato de pessoas se lesionarem mesmo treinando sob orientação de um Professor, acontece por TREINO MAL ORIENTADO E PLANEJADO; ...excessivo Volume e/ou Intensidade, somado a tempo inadequado de repouso levam à lesão.
A corrida de rua é o esporte que mais tem crescido em número de praticantes no Brasil e no mundo, pode observar a quantidade de provas a cada final de semana e a multidão de inscritos. Com isso, os Profissionais da Educação Física atentaram-se para esta fatia gigantesca no mercado de trabalho e desta forma, foram surgindo e surgindo e surgindo mais e mais e mais e mais assessorias e "Professores/Técnicos" de corrida. O problema é que nem todos estão preparados para tal função, prescrevem treinos na base do Tarô, Achismo, Chutologia, Magia e Numerologia! Você duvida???? A coisa é maluca! O negócio é doido!!!! rola até treino para Ninja e Samurai!!!!!! ...UA TCHATCHARA... ... IIIAAAAAA!!!!!!! é Ninja! vai pensando!!!!
Portanto meus caros, não saiam correndo por aí sem orientação adequada! Procurem um Profissional DEVIDAMENTE HABILITADO para prescrever seu treino.

grande abraço e qualquer dúvida estou à disposição
Prof. Wilson Lima

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

- Aconteceu em 14/11/2009.

A proposta Corra com o Prof. Wil foi neste último sábado dia 14/11, no Parque Villa Lobos. Tudo foi extremamente legal! ...tempo bom, amigos, boa conversa e atividade física.
Como eu corri também, não tivemos um QG (Quartel General) e portanto não registrei imagens; ...para esta postagem fico devendo uma fotinho ou filme. De qualquer forma, quero agradecer em especial ao Júlio, Cris, Maria Helena, Toninho e Silvio.

Fiquem atentos pois em breve faremos outro encontro desses!

um grande abraço
Prof. Wilson Lima

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

- CORRA COM O PROF. WIL - 14 de Novembro de 2009.


É isso mesmo, venha correr comigo sábado dia 14 de Novembro de 2009.

A proposta é correr por 1 hora, juntos num só bloco... ritmo leve a moderado para que todos possam acompanhar. No caso de algum caminhante querer ir, não há problemas! faremos então um bloco de corrida e outro de caminhada, sem problemas!!!! O mais importante é transformar o dia em um dia feliz e saudável!!!

Local: Parque Villa Lobos.
Ponto de encontro: 7:50hs em frente ao portão principal.
Início do treino: 8:20hs
Duração: 1 hora de corrida e/ou caminhada.


Na foto acima: Prof. WiL, Senhorzinho(quase 80 anos) que conheci durante a prova, um amigo da Equipe que fez sua primeira prova conosco e meu grande amigo Ultramaratonista Adelson Campos. DETALHE, chegamos em último!!!! fomos mais ovacionados do que o Primeiro colocado!!!! ...Eu e o Adelson fomos e voltamos durante o percurso várias vezes resgatando pessoas! (risos)... portanto, não se preocupe, ninguém vai sair correndo feito o Usain Bolt!!!!


Aguardo todos vocês!!!!
grande abraço
Prof. WiL
EquipedeCorrida.Com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

- Dicas para uma alimentação saudável; por Bruna Pineda


Associar uma alimentação equilibrada a prática de atividade física é essencial para manutenção da saúde, além de possibilitar uma melhora do desempenho físico. Segue algumas dicas:

1- Faça pelo menos 3 refeições e dois lanches por dia. Evite pular as refeições. E principalmente não passe longos períodos em jejum.

2- Inclua diariamente, na alimentação os CARBOIDRATOS como: arroz, macarrão, batata, mandioca, cará, pães, entre outros. Esses alimentos fornecem energia para o nosso organismo e devem ser consumidos antes e após a atividade física.

3- Coma diariamente legumes, verduras e frutas, pois fornecem vitaminas, minerais e fibras importantes para o equilíbrio de diversas funções orgânicas.

4- Consuma diariamente PROTEÍNAS na forma de leite e derivados, carnes, aves, peixes ou ovos. Este nutriente é importante, pois possui função estrutural, ou seja, é responsável pela formação de tecidos corporais e músculos.

5- Consuma, no máximo, duas porções de LIPÍDIOS por dia na forma de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Dê preferência as gorduras monoinsaturadas provenientes de óleos vegetais e de peixes. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6- Inicie as refeições pela salada crua já que esta possui fibras que aumentam a saciedade, diminuindo assim o apetite para a ingestão do prato principal.

7- Evite refrigerante e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9- Beba líquidos (de preferência ÁGUA), antes, durante e após a atividade física. Não espere sentir sede para se hidratar.

10- Alimente-se com prazer e calma, mastigue devagar e preste atenção no que colocar no prato, para assim se obter todos os benefícios de uma alimentação saudável.

A pirâmide alimentar sugere as porções que devem ser consumidas diariamente


Elaborado por: Bruna Pineda
(NUTRICIONISTA CRN 26108/P)
bruna.pineda@uol.com.br

----------//----------//----------//----------

Lembrem-se galera, uma alimentação adequada melhora seu rendimento e resultados nas atividades físicas em até 80% !!!!! Mas para isso, procure um profissional da área... ATENÇÃO; seu Médico, seu Professor de Educação Física, NÃO ESTÃO HABILITADOS A LHE PRESCREVER UMA DIETA!!!! (como diria a letra da música: ado aado cada um no seu quadrado; ...ado aado cada um no seu quadrado).

A Bruna Pineda é uma grande amiga e parceira em minha Assessoria e Consultoria Esportiva; portanto, quem quiser uma prescrição pessoal de alimentação entre em contato com ela. Diga que você é indicação minha e ela lhe fará um atendimento diferenciado.
(bruna.pineda@uol.com.br)


grande abraço a todos
Prof. Wilson Lima