terça-feira, 25 de agosto de 2009

- SURF - Filme: De Vacaciones RJ




Olá galera,

No dia 25 de maio deste ano, 3 dias após ter criado este blog, recebi um vídeo do meu grande amigo e surfista Diego Tiosso, na ocasião este vídeo estava participando de um concurso para ser exibido num canal de TV, desta forma, ao postar a indicação do vídeo dele, apenas deixei o link para o pessoal acessar o site do Canal Fiz TV da TVA e votar. Passado este tempo o link já não funciona mais e como o vídeo é de extremo bom gosto, com muitas imagens boas, trilha sonora perfeita, Surf e alegria, penso ser agradável postar agora o vídeo direto do blog. Acredite, vale muito assistir!

Diego e Ingrid... ...Surf, natureza, alegria, carinho, amor, parceria, sintonia; alguém tem alguma dúvida que isso tudo faz bem a saúde? ...no caso de algum resquício de dúvida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o bem estar físico, psíquico e social.

Tire um dia normal, tire um dia de férias...
aloha e boas novas
Wilson Lima

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

- Brothers on Wheels (Skate old school)




Alison - 35
Alex
is - 39
Alexandre - 40
Jeferson - 35
Daniel - 36
Edson - 33

"6 amigos, um estilo de vida em comum, o skate. Este vídeo representa mais do que uma amizade, senão a união, desafios, superação e sobretudo a diversão que o mesmo proporcionou durante muitos anos na vida destas pessoas. Um vídeo old school que mostra a cena atual de alguns skatistas da antiga geração em Piracicaba; foi produzido sem fins comerciais apenas pela diversão e pelo prazer de compartilhar com todos aqueles que se identificam com o legítimo espírito for fun!!! Um abraço a todos... Alexis (Xiba)"

------//------//------//------

É galera, este vídeo e texto acima foi enviado por um grande amigo meu, o Alexis, vulgo Xiba, que juntamente com seus amigos mandaram muito bem ao imortalizar através de imagem aquilo que só quem é de alma pode entender.

E para você que já passou dos 30 e anda meio desanimado achando que a idade já não te possibilita viver jovem como antes, se liga no que essa rapaziada ainda apronta em cima da pranchinha com rodas. AH MOLEQUE!!! BOM MENINO!!!!

salve salve... ...SKATE!
Xiba, Brothers, meus skates estão lá em casa, encostadão, mas numa dessas aí é só me chamar que vou; meio gralha, pregão, mas na disposição!
abraço
Wilson Lima - 31 (já considerado old school! - risos)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

- EquipedeCorrida.com - FELIZ ANIVERSÁRIO!


13 de Agosto de 2005 foi um sábado; e exatamente nesta data querida a EquipedeCorrida.com realizou a primeira aula na USP; portanto: FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!! PARABÉNS pelo 4º ano de vida!

Sábado agora, dia 15/08/2009 tem comemoração; faremos uma aula especial na pista de atletismo da cidade de Santana de Parnaíba e todos estão convidados. Nos encontraremos na USP por volta das 7hs - 7:30hs para seguirmos em comboio até o local do evento.



Agradecimentos:
- Prof. Victor Rubens Dias da Silva - O Primeiro a comprar minha idéia de montar a Equipe, assumiu como Professor responsável pelos treinamentos e quando teve de mudar para Florianópolis me apresentou o Prof. Deni; Obrigado meu irmão Vitão (Rubinho).
- Prof. Deni - Me foi apresentado pelo Victor, veio um dia ver nossa aula na USP, se identificou logo de cara e transformou nossos treinamentos com muito profissionalismo e experiência em corrida; adotou a Equipe como filha e foi numa reunião entre Eu, o Victor e o Deni é que surgiu o nome EquipedeCorrida.com. Hoje é meu sócio, parceiro, amigo e nem podia ser diferente, estamos firmes no propósito e acreditem, já passamos vários perrengues juntos (hoje quando lembramos, rimos a tôa!). Michele é sua esposa; obrigado Michele pela paciência e contribuição!
- Dona Eunice, minha amada mãezinha mais linda, querida e tudo de ótimo. Organiza todo material da Equipe que fica em casa, acorda antes do que eu, prepara praticamente tudo para eu carregar o carro e ainda faz o café que eu levo para os alunos. Mãe, a Senhora é uma Rainha, um Anjo Bom! TE AMO!
- Prof. Julio - Amigo da faculdade, corredor, tornou-se Prof. da Equipe, sempre ajudando, sempre de bom humor, prontidão a toda hora, está presente desde a primeira aula da Equipe. Salve salve Julião!
- Prof. Kayem - Amigo também da faculdade, sempre contribui, me ajuda várias vezes quando tenho compromissos com a Equipe, Especializando em Biomecânica na mesma turma da Pós Graduação, trabalhamos juntos na Academia Triathon, frequenta minha casa e ainda assistimos vários jogos do nosso Timão no estádio! Também está conosco desde a primeira aula!
- Ieda - nossa aluna desde a primeira aula, chegou recém operada de uma lesão no ombro, mal corria porque sentia algumas dores; hoje já tem até troféu na prateleira de sua casa; além disso ainda trouxe o maridão Rai para correr conosco, hoje o Rai é nosso grande amigo. Abração a toda família: Rai, Ieda, Tatá e Gu.
- Cris - depois da Ieda é quem está mais tempo na Equipe, veio na bagagem do Prof. Deni que já dava aula de corrida para ela; eu e o Deni brincamos e falamos que é a "Presidenta" do Grêmio Recreativo da EquipedeCorrida.com. Certamente a mais assídua nas aulas e eventos, ainda de quebra, sempre traz comidinhas, faz pão de mel e é dona da receita de um pão que chamamos de Pão da Cris. Valeu "Presidenta".
- Maria Helena, Toninho, Bruno, Irmãs Quishida (Carol e Ale), Henrique, Sidney, Estela, Adriana, Guilherme, Sergão, Adelson, Adilson Kinji, Francisco, Dalton, Elso, Jailton, Edson, Alexsandra, Cabelo, Gilmar, Carol, Silvio, Wandeir, Elisane, Zuleide, Maurício, Rita Abreu, Vinicius, Floriano, Shirley, Clodoaldo, Márcio, Claudia, Dany, Karla, Diogo, Gilmar Gil, Marcos Cecone, Thais, Waldir...



grande abraço
Prof. Espndo Wilson Lima

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

- Exercício Físico e Diabetes Mellitus (Prof. Esp. Brunno Arnaut)


Atualmente, o exercício físico vem recebendo bastante atenção como alternativa na prevenção e tratamento de disfunções crônico-degenerativas, sobretudo o diabetes mellitus. Aproximadamente 12 milhões de brasileiros são portadores de diabetes mellitus. Antes de falar sobre a doença, primeiramente precisamos entender como funciona o metabolismo de um indivíduo sem a presença de diabetes.
Quando estamos no período de jejum ou entre as refeições, os níveis de glicose no sangue (glicemia) costumam oscilar entre 80 e 100 miligramas por decilitro de sangue. Logo após as refeições, o alimento é absorvido pelo intestino delgado e enviado a corrente sangüínea. Assim, logo após as refeições ricas em carboidrato os níveis sangüíneos de glicose aumentam, exigindo do organismo um mecanismo eficiente para reduzir os níveis de glicose na circulação.
Quando os níveis sangüíneos de glicose aumentam, as células beta do pâncreas aumentam a liberação de um hormônio chamado insulina. Este hormônio é responsável por estimular a captação de glicose nos músculos, tecido adiposo, fígado e coração, mantendo as concentrações de glicose no sangue dentro da normalidade. Desta forma, o diabetes mellitus ocorre quando o organismo apresenta uma disfunção na ação deste hormônio, falhando em ajustar as concentrações sangüíneas de glicose.
O diabetes mellitus tipo I é caracterizado por uma deficiência do pâncreas em produzir insulina. Neste tipo de diabetes o indivíduo necessita de doses de insulina para o controle dos níveis sangüíneos de glicose. O diabetes mellitus tipo II é caracterizado por uma redução na sensibilidade dos tecidos a ação da insulina, ou seja, as células não conseguem responder adequadamente a ação do hormônio. Esta menor sensibilidade exige uma liberação de insulina acima do normal com o intuito de compensar esta redução, podendo levar a uma falência das células beta pancreáticas a longo prazo. Assim, estas células param de liberar insulina, ou seja, alguns indivíduos portadores de diabetes tipo II também podem necessitar de doses de insulina. Em ambos os tipos de diabetes os níveis sangüíneos de glicose em jejum situam-se acima da normalidade.
O exercício físico estimula a captação de glicose na musculatura ativa mesmo com uma baixa presença de insulina. Além disso, algumas horas após o exercício físico a musculatura apresenta uma maior sensibilidade a ação da insulina. Assim, a maior sensibilidade amplia a resposta das células musculares ao hormônio, reduzindo a liberação de insulina pelo pâncreas. Esta menor liberação gera um menor stress no pâncreas a longo prazo. Indivíduos portadores de diabetes tipo I conseguem reduzir as doses de insulina, diminuindo os custos com medicamentos. Diabéticos tipo II consomem remédios para estimular a secreção de insulina e/ou aumentar a sensibilidade ao hormônio. O exercício físico também pode fazer com que a dose destes medicamentos seja reduzida. Hoje em dia, sabe-se que a obesidade é uma das principais causa de diabetes tipo II. Assim, a redução da gordura corporal auxilia na melhoria do controle glicêmico.
A sensibilidade à insulina está elevada durante o período de 12 a 48 horas após uma única sessão de exercício, sofrendo um processo de redução dentro de 3 a 5 dias de inatividade. Desta forma, fica bem claro que o exercício físico é um importante aliado no tratamento do diabetes mellitus.

Prof. Esp. Brunno Arnaut
Cref: 051334-G/SP
Graduado em Educação Física pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) – 2005
Pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) – 2007
Pós-graduando em Fisiologia do Exercício pela UGF (Universidade Gama Filho)
Professor de musculação e avaliador físico
E-mail: brunnoarnaut@yahoo.com.br

Este texto foi enviado pelo meu amigo Professor Brunno; leitor assíduo do blog.
Muito obrigado Brunno por dedicar seu tempo escrevendo algo especialmente para este blog, ainda mais se tratando de um tema tão importante.

Grande abraço a todos
Wilson Lima

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

- Atividade Física com Prazer!


A dica é o prazer! ...sim!! prazer é alegria, contentamento, júbilo, deleite, gosto, satisfação, sensação agradável, boa vontade, agrado, distração, divertimento.
Se você faz parte da galera que é um tal de começa e pára, começa e pára com atividade física, aproprie-se desta dica; PRAZER!!!
O que acontece é o seguinte; hoje em dia todo mundo fala da importância de se exercitar; ...na TV, no seu trabalho, o médico, as revistas, todos já tem na ponta da língua a frase "_Você precisa praticar atividade física". Seja lá qual for o motivo, profilático, reabilitação ou estético, a dica é o PRAZER!!! O fato é que a esmagadora grande maioria das pessoas, quando decidem fazer alguma coisa neste sentido, já pensam logo em uma academia de ginástica e é aí que pode estar o problema do começa e pára, começa e pára, pois nem todo mundo tem prazer em frequentar uma academia! ...E eu definitivamente não estou aqui para jogar pedra e criticar as academias de ginástica, por favor, não é isso! mil vezes não é isso! não interprete mal; pelo contrário, eu indico a todos que querem se exercitar, fazer sempre, pelo menos um trabalho de base na musculação, pois é IMPORTANTÍSSIMO!!! O que na real eu quero dizer é que tudo fica mais fácil quando temos motivação para fazer algo, o tal do PRAZER! ...Então é assim, quem já tem o tal prazer de ir para academia, ótimo! vida longa ao rei! mas e quem não tem? bem, quem não tem a dica é?????? ...isso!!!! o PRAZER!!!! Portanto, procure praticar alguma atividade física que você se identifique, que sinta gosto pela coisa, que tenha sua cara, seu perfil, seu estilo de vida, tipo coisa de alma mesmo, pois só assim você terá muito mais chance de acabar com o tal do começa e pára! ...e quer saber? quando você encontrar a atividade física que sinta PRAZER, você pode acabar gostando até da academia de ginástica, porque lá vai poder fazer um treinamento bem legal e melhorar sua performance naquilo que gosta; isto sem contar que fortalecendo melhor seu corpo, vai diminuir a chance de ter lesões.

Vai jogar basquete, futebol, voleibol, tênis, ping pong, peteca; praticar capoeira, judô, jiu-jitsu, dança, sei lá! eu não posso falar por você!
Quanto a mim, o Surf é muito mais que um esporte ou atividade física, é um PRAZER!!!

grande abraço
aloha e boas novas
Wilson Lima

*na foto - Wilson Lima (bem perto do ambiente onde eu tenho IMENSO PRAZER de estar)
SURF... ...segura que eu to na pista! e como diria meu grande amigo Floriano: fazendo um buraco na água! encardindo!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

- Compressão Discal


Quando uma pessoa fica muito tempo em pé e começa sentir aquela dorzinha nas costas, o que ela faz???? ahñ, ahñ????? ...sim ela diz: _Puxa que dor nas costas, vou sentar um pouco! ...Certamente todos nós em algum momento da vida já fizemos isto. Pois bem, o que a grande maioria das pessoas não sabem, é que se levarmos em conta a compressão discal, ela é maior na posição sentada com ângulo de 90 graus ou inclinado a frente, do que em pé (veja imagem acima).
Analisando esta situação de compressão discal nas diferentes posições ilustradas na imagem, fico pensando naquela pobre criatura que ao chegar na sala de musculação, encontra um Professor que para montar seu programa de treino, nem pergunta se a pessoa tem alguma lesão e muito menos qual a sua ocupação, JESUS! COITADA DESSA POBRE CRIATURA! ...ah! e você Professor que por acaso está lendo esta postagem; fazer estas perguntas para os alunos antes de montar um programa de treinamento, não é só para fazer uma moral ou só para ser simpático atendendo as exigências do padrão de atendimento da academia onde trabalha viu? ...estas informações sobre histórico de lesão e ocupação, são de vital importância na escolha dos exercícios; caso contrário você pode acabar literalmente destruindo seu querido aluno. Imagine por exemplo aquela criatura de Deus que trabalha como Analista de Sistema, sentado na frente de um computador por 8, 9, DEEEEZZZZZZ horas por dia; então o sujeito sai do trabalho e vai para academia onde o infeliz do professor prescreveu para ele por exemplo, Desenvolvimento Sentado (90º), Arnold Sentando (90º) (esse exercício é fera hein!!!!???!!!!! hahahahahahaha), ou ainda, Posterior sentado no banco (aquele que o indivíduo aproxima o peito dos joelhos e faz uma abdução horizontal da articulação do ombro), daí pronto! acaba dilacerando com o pobre coitado do aluno!
Portanto senhores professores, considerem o estudo como um caminho sem volta e sem fim. Na Educação Física não cabe mais o empirismo, chega de conhecimentos práticos devidos meramente à experiência!!!
Quanto a você praticante de seja lá qual for a atividade física, procure sempre um profissional devidamente regularizado no Conselho Regional da Educação Física (CREF), sua chance de errar na escolha vai ser menor.

grande abraço
Prof. Wilson Lima