segunda-feira, 29 de junho de 2009

- Métodos de Investigação em Biomecânica


Este final de semana foi minha aula de pós graduação, pequeno detalhe, sábado E domingo das 8 até as 18hs... pula essa parte.

O tema do módulo era Métodos de Investigação em Biomecânica.
Bem, a biomecânica é uma ciência que tem forte ligação com a física (mecânica), procura fontes científicas de conhecimento cujo fornecem dados válidos e aceitáveis, sendo que seus procedimentos contam com a utilização de equipamentos científicos para obtenção e análise de resultados. Estes métodos de investigação são a Cinemetria, Antropometria, Dinamometria e Eletromiografia.

De forma resumida é o seguinte:
- Cinemetria: Análise do movimento a partir de imagens (permite inclusive a reconstrução gráfica de movimentos)
- Antropometria: Determina as características e propriedades do aparelho locomotor (dimensões de segmentos; posicionamento articular e do centro de gravidade; comprimento de braços de alavanca; massa e momento de inércia)
- Dinamometria: Medição de forças (externas e internas do aparelho locomotor) e pressão (relação força aplicada por área)
- Eletromiografia: Registro das atividades elétricas associadas às contrações musculares.


Resumindo mais ainda: _ Nada de achismo, chutologia, empirismo, numerologia, tarô quando se fala em análise de movimento, por favor!!!! Mil vezes não!!! ...e nem me venha com aquela velha história “...esse exercício aqui PEGA MAIS!!!”


Grande abraço
Prof. Wilson Lima

Créditos ao Prof. Ms Sandro Barone e Profa. Doutorando Carina Fraga

sexta-feira, 26 de junho de 2009

- Educação Física e a Dança. (homenagem)


Na escola existe um documento do Ministério da Educação chamado de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que são apresentados com o objetivo de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todo Brasil, considerando e respeitando as diversidades culturais e políticas existentes em cada região do país. Espera-se que este documento (PCN) sirva de apoio para que as escolas desenvolvam de forma mais adequada seus projetos educativos, planejamento de aulas, seleção de materiais didáticos e ainda, que leve os profissionais envolvidos à reflexão sobre a prática pedagógica, contribuindo assim para a formação e atualização profissional.
A Educação Física pode ser entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento; cultura esta que é manifestada através dos jogos, esportes, lutas, ginásticas e DANÇAS, dentro ou fora da escola, como forma de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, para promover saúde, ou como forma de trabalho, competitiva e até com finalidade militar. O fato é que a Dança também faz parte da Educação Física, isso ninguém pode negar! ...mesmo que alguns tenham preconceito com a mesma, ou que não queiram assumir que ela também é uma manifestação da Cultura Corporal de Movimento! quem é do ramo e prestou um pouquinho de atenção na aula da faculdade quando certamente algum professor abordou a história da Educação Física, seu berço (escola Alemã, Sueca, Francesa), sabe que as Atividades Rítmicas e Expressivas são práticas da Cultura Corporal de Movimento. ...Se por acaso algum "machão" aí ainda desdenhar da Dança, saiba que o treinamento físico que os dançarinos são submetidos é pesadíssimo, pergunte para qualquer Profissional da área do treinamento desportivo! ainda, leia algum trabalho de Biomecânica onde tenha estudos que mostram através da dinamometria as forças que estão presentes nos movimentos da dança.
Enfim, não estou aqui para servir de advogado à nada, nem ninguém, nunca fui dançarino, salvo um forrózinho bem gostoso com a Dama que é BÃO POR DEMAIS! ... mas não poderia passar o dia de hoje sem falar sobre a dança, uma vez que a pessoa que eu mais admirei ao ver seus passos, expressões corporais e coreografias, isso sem contar a bela voz desde os 5, morreu.

Minha homenagem.
Prof. Wilson Lima

ah!!! e eu confesso que já tentei imitar seus passos ao som de...
"cause this is thriller

thriller night
and no one`s gonna save you
from the beast about to strike..."

quarta-feira, 24 de junho de 2009

- FORÇA!


Na sala de musculação, quando vou montar um programa de treinamento para algum aluno, é muito comum ouvir "olha professor, mas eu não quero ficar forte não viu!" ...então eu encaro esta observação do aluno como uma expressão para quem na verdade não tem o objetivo de desenvolver excessivamente a musculatura (aumento do tamanho das células musculares - ...a tal da hipertrofia!), ou seja, é normal as pessoas acreditarem que aqueles indivíduos com alto grau de hipertrofia são na verdade os que tem mais força absoluta (força máxima), quando na verdade nem sempre é assim viu!?!?! De repente aquele cara meio barrigudão, tipo gordão, que você acha que treina esquisito pra caramba quando vê que ele faz umas 4 ou 5 repetições no exercício, é infinitamente mais forte (força máxima) do que o sujeito hipertrofiado excessivamente! ...até mesmo um cara todo magrelão pode ter mais força máxima (na proporção) do que o cara "hipertrofiadão"! ...e se mesmo lendo isto você ficar na dúvida, achar que o Prof. Wilson aqui está falando asneira, é só promover um campeonatinho de supino na sua academia, onde o critério para definir o vencedor seja a relação do peso corporal do sujeito, com o peso que ele consegue realizar uma repetição (movimento) e ver quem na verdade tem mais força máxima! acredite, você vai se surpreender!

Na verdade o que vale entendermos neste post é que força muscular na verdade é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo a mesma (Guedes 1997) e ainda, segundo Weineck (1999), quanto às suas manifestações, a força é divida em força máxima, força explosiva (potência) e força de resistência; sendo que:
- Força máxima é a maior força que o organismo (sistema neuromuscular) pode produzir através de uma contração máxima voluntária, ocorrendo ou não movimento articular. (Weineck, 1999; Platonov & Bulatova, 1998).
- Força explosiva (Potência) é a capacidade do organismo em gerar uma força maior em uma unidade de tempo menor; força produzida na unidade de tempo. (Zatsiorsky, 1999; Badillo & Ayestaran, 2001).
- Força de resistência é a capacidade de resistir a fadiga em condições de desempenho prolongado de força; é a capacidade do sistema neuromuscular sustentar níveis de força moderado por intervalos de tempo prolongado. (Weineck, 1999; Platonov & Bulatova, 1998; Guedes, 1997).

Portanto, podemos dizer que estas 3, a força máxima, explosiva e de resistência, formam a base do treinamento de força e acredite, fazendo os exercícios na sala de musculação você inevitavelmente vai adquirir maiores níveis de força! a diferença é que de acordo com o tipo de treino que teu professor prescrever você desenvolverá mais uma ou outra!


ah! se realmente você for promover o campeonato de supino na sua academia, me chama! e já pode me inscrever na categoria filé de borboleta.

abrasssss
Prof. Wilson Lima

segunda-feira, 22 de junho de 2009

- 3ª Prova Hebraica Macabi


Neste último domingo, 21/06/2009 foi realizada na USP a 3ª Prova Hebraica Macabi; evento previsto no calendário da EquipedeCorrida.com.
Foi um dia muito agradável e tudo correu muito bem! ...destaque para Cris, Adelson e Rubens (o Ruba!) que representaram legal!!! PARABÉNS VOCÊS SÃO NOTA 1.000!!!

mês que vem tem mais! preparem-se!

grande abraço
Prof. Wilson Lima

*foto - Rubens, Adelson, Prof Deni e Cris.
*vídeo - largada; chegada elite masc; tenda da equipe.



sexta-feira, 19 de junho de 2009

- Na batida do Coração!


Que o coração é uma bomba todos já sabem certo? Diga-se de passagem, uma bomba muito eficiente, pois é capaz de bombear em repouso cerca de 4 litros de sangue por minuto, chegando a aproximadamente 20 litros quando submetido a um esforço físico! ...Mas o fato é que para uns, o coração é bomba no sentido de máquina apropriada para sugar ou impelir líquidos pela ação combinada de aspiração e compressão, estas pessoas apresentam uma frequência cardíaca onde por minuto o coração bate cerca de 50 a 70 vezes; já para outros, o coração é uma bomba no sentido de artefato explosivo que provoca danos ou destruição!(risos) estes indivíduos tem um coração que se esforça desnecessariamente, pois em repouso apresentam uma frequência cardíaca que varia entre 80 a 100 batimentos por minuto!

...e quanto ao seu coração hein? será que ele está sobrecarregado, trabalhando mais do que o essencial?
Para esta resposta você pode realizar um teste bem simples! Logo ao acordar, ainda na cama, antes mesmo de ir ao banheiro, coloque os dedos indicador e médio no punho onde você consiga sentir as batidas do coração; conte as batidas por 10 segundos, multiplique por 6 e pronto! o resultado obtido é sua frequência cardíaca em repouso!
Se este resultado for entre 50 a 70, tudo tranquilo, seu coração está na "batida perfeita" tipo samba raiz! Mas se o resultado for acima de 90, aí meu amigo, seu coração está na batida do samba do crioulo doido!!! ...Mas calma! olha o coração!!! calma!!! calma!!! com atividade física adequada e bem controlada seu coração vai ficar novinho em folha!


grande abraço e ótimo final de semana
Prof. Wilson Lima

quinta-feira, 18 de junho de 2009

- Aquecimento Parte 1

Vamos verificar por exemplo o que diz o autor Weineck (1991) a cerca do aquecimento.

"...entende-se todas as medidas que antes de uma carga esportiva - seja para treinamento ou competição - serve para a preparação de um estado psicofísico e coordenativo-cinestésico ideal, assim como para a profilaxia de lesões"

"O aquecimento tem entre outras a função de ajustar de forma ideal os sistemas funcionais que determinam à capacidade de desempenho do esportista para que o organismo possa começar seu trabalho no alto da sua capacidade"


De forma mais rústica, o aquecimento serve para preparar seu corpo/organismo para a atividade à ser realizada.
Por qual razão estou comentando aqui no blog um assunto "tão conhecido por todos"? ...simples! porque ainda vejo muitas pessoas realizando "aquecimentos" que precisam de melhor adequação.

vou seguir com este assunto em breve...


abraço
Prof. Wilson Lima

quarta-feira, 17 de junho de 2009

- EquipedeCorrida.com - Próximo final de semana.


olá Galera,
Neste próximo domingo dia 21/06 acontecerá a 3ª Corrida Hebraica Macabi; prova realizada pela Corpore, na Cidade Universitária (USP) - (6km corrida e 3,4km caminhada). Como é uma prova que faz parte do calendário de eventos da EquipedeCorrida.com, estarei lá com toda estrutura da Equipe para assessorar meus alunos. Aproveito então, para convidar você leitor do blog à ir neste evento e conhecer meu trabalho, vai ser um prazer recebe-lo em nossa tenda. Qualquer dúvida escreva, ou ainda, apareça no treino de sábado dia 20/06 a partir das 8hs, na USP. Os alunos que participarão da prova no domingo vão realizar uma caminhada pelo percurso com a finalidade de discutirmos a estratégia para melhor aproveitamento na corrida.


Aguardo vocês!
grande abraço
Prof. Wilson Lima

terça-feira, 16 de junho de 2009

- Profissional; cada um na sua!


Já diz a letra do samba:

"Cada um na sua onda
Cada um na sua prancha
Eu não vou lá no seu barco
Tu não vem na minha lancha
Cada um com seu cada um
Deixa o cada um dos outros..." (e por aí vai!)

Não se engane e não se deixe enganar! Professor de Educação Física é Professor de Educação Física; Médico é Médico; Fisioterapeuta é Fisioterapeuta e Nutricionista é Nutricionista! ...Digo isto para alertar você que procura o serviço de um profissional de alguma destas áreas e também para você profissional de alguma destas áreas que tem invadido o que não lhe diz respeito.
É um tal de Médico prescrever atividade física; Fisioterapeuta dando aula de personal em academias; Professor de Educação Física prescrevendo dieta... EU HEIN!!!!!
Não estou dizendo que um não tenha conhecimento da área do outro, não é isto! até porque, todas são áreas da saúde e o trabalho multi e interdisciplinar é extremamente importante se pensarmos no melhor para o aluno/atleta/paciente/cliente, mas o problema tem sido a indiscriminação de alguns profissionais quando procurados por seus clientes, que ao invés de instrui-los corretamente explicando a especialidade de cada área, não! chamam toda responsabilidade para si e acabam exercendo a função de outro profissional, o que para mim deveras é exercício ilegal da profissão.

Exemplo: Do mesmo jeito que eu fico injuriado quando alguém chega pra mim e diz, _Não não, meu cardiologista falou que eu tenho de fazer 45 minutos de esteira todo dia. ...Imagino que o Nutricionista também ficaria caso eu prescrevesse dieta para as inúmeras pessoas que me pedem!
Neste exemplo citado, o mais correto seria o cardiologista orientar o paciente da seguinte forma: _Você precisar realizar atividades físicas, para isto procure um profissional da educação física e leve para ele este diagnóstico onde mostra que você apresenta um quadro X. ...daí em diante é o Professor de Educação Física quem deve prescrever a melhor e mais adequada atividade física de acordo com o quadro clínico do sujeito! ...Da mesma maneira, o Professor de Educação Física quando procurado por um aluno que quer uma dieta deve orienta-lo a procurar um Nutricionista! O que é legal fazer e contribui muito com o trabalho multidisciplinar neste caso, é o Professor de Educação Física relatar em um documento as atividades que o sujeito vem fazendo e qual a periodização, o que de fato é uma informação importantíssima para o Nutricionista realizar um trabalho muito mais eficiente para o indivíduo!


abraço
Prof. Wilson Lima

segunda-feira, 15 de junho de 2009

- Para atividade física procure um PROFISSIONAL da Educação Física.


Se você não estiver se sentindo bem de saúde, irá procurar um Médico devidamente formado ou um açougueiro? Já imaginou uma cirurgia no miocárdio feita pelo açougueiro do seu bairro? Consegue visualizar o tamanho da incisão feita por aquela faca gigante e mais potente que as facas Ginsu?
No caso de ter um processo na justiça você recorreria a um bom Advogado, formado e devidamente regularizado pela OAB ou preferiria um estelionatário? ou quem sabe um traficante de drogas? e não que o traficante não conheça as leis, sim! ele conhece! muito bem aliás! mas seria o mais correto recorrer a ele nesta situação?
Galera, aqui vai um alerta; quando quiser realizar alguma atividade física, esporte ou treinamento físico, procure um profissional devidamente formado e inscrito no Conselho Regional da Educação Física! acredite, mesmo assim você ainda pode cair na mão de alguém que não é lá grande coisa, mas enfim, isto acontece em toda e qualquer profissão, o fato é que sua chance de acertar é muito maior se você questionar quem é o professor, se ele é formado, se tem o CREF, qual a sua experiência, se é especializado em alguma coisa, o quanto está atualizado e quanto se recicla no que se refere ao conhecimento, enfim, questione, reflita, exija um profissional! afinal estamos falando de algo que está relacionado a sua saúde!
Infelizmente até hoje ainda vemos muitas pessoas dando aulas em academias, assessorias e clubes que nunca passaram perto da Faculdade de Educação Física! outros que pelo menos estão inscritos na faculdade mas que ainda não são formados, talvez nem tiveram um mínimo conhecimento de Treinamento Desportivo, Biomecânica, Fisiologia, Desenvolvimento Motor... e que estão aí prescrevendo atividades, dando aula de Personal!!!!!!!!!! JESUS TOMA CONTA!!!!!!
Poderia ficar escrevendo aqui um montão de fatores que contribuem para isto continuar acontecendo, mas vou apenas fazer uma comparação entre o Professor de Educação Física e o Engenheiro Civil. Se o Engenheiro errar no seu programa de trabalho, seja lá qual for o cálculo, isto ficará muito mais fácil de visualizar, pois ao pé da letra, a CASA CAI! é como a cratera do metrô, ou a diferença no túnel do mesmo metrô quando interligaram uma estação à outra, ou ainda aquele prédio que teve de ser demolido pois foi feito com areia de praia, ou o túnel do Anhagabaú que você corre o risco de morrer afogado num dia de chuva, ou ainda a proeza do túnel da Marta (Eusébio Matoso x Faria Lima) que termina em um semáforo (essa é fera!!!!), ou seja, fica mais difícil esconder o erro! Mas na Educação Física não, mascarar o erro é moleza! salvo as lesões por trauma (choque violento), o aluno não vai se lesionar de um dia para o outro por conta de um treino mal planejado e orientado! O "professor" vai destruindo a pobre criatura de seu aluno aos poucos e dali algum tempo quando o aluno se queixa de alguma dor ou qualquer incômodo, o bendito professor fala que é porque o cara está fazendo corpo mole, ou então porque não alongou antes, ou porque foi o impacto, o tênis que não era pronado/supinado não sei o que nado, ou então diz que agora vai fazer um treino isométrico, ou colocar mais carga e mais um monte de asneira! MIL VEZES JESUS TOMA CONTA!!!!!!!!!! Está cheio de gente por exemplo, que ainda acha que se não sentir dor o treino não foi bom!
Pense bem, é sobre tua saúde que eu estou falando e saúde não se trata de um jogo!
Questione, procure saber quem é o profissional que vai tomar conta do seu programa, reflita e sempre, SEMPRE que se tratar de atividade física, PROCURE E EXIJA UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA.


atenciosamente
Prof. Wilson Lima
CREF 062727-G/SP

quarta-feira, 10 de junho de 2009

- Super Série para hipertrofia?


Esta semana um amigo me procurou para falar da série de musculação que seu professor lhe prescreveu. Trata-se da tal Super Série, onde no caso deste meu amigo, ele faz por exemplo Supino (3x10) e logo em seguida Crucifixo (3x10), sendo que seu objetivo é a hipertrofia.
Primeiramente vale lembrar que passado 12 repetições numa mesma série já estamos falando de um treino mais para resistência do que para hipertrofia, então se levarmos em consideração que 10 repetições no supino, mais 10 repetições no crucifixo passam de largo as 12 repetições, já começo a questionar o tal método para o objetivo hipertrofia. De qualquer forma, acredito sim que a Super Série possibilite ganho de hipertrofia muscular, força e resistência muscular localizada, mesmo porque todo e qualquer trabalho com carga acaba trazendo um resultado; até se você realizar dia sim dia não rosca direta com um saco de arroz vai acabar tendo uma resposta no seu biceps braquial! mas é importante no caso da Super Série levar em consideração a alta intensidade deste tipo de treino, pois se este método for utilizado por um longo período de dias, o aluno pode apresentar sinais de cansaço, perder rendimento, diminuir área de secção transversa... portanto, para não ser considerado tão radical, até aceito um trabalho de Super Série com objetivo de hipertrofia por um período máximo de 1 mês, mais do que isso definitivamente não será muito eficiente para hipertrofiar. O fato é que o trabalho "básicão" de realizar uma série, descansar (a recuperação ajuda e muito seu aluno!) e partir para outra série é sem sombra de dúvidas eficiente para o objetivo hipertrofia; não tem erro! não precisa ficar inventando nada!


abraço e ótimo feriado a todos
Wilson Lima

terça-feira, 9 de junho de 2009

- Marcha Humana; não confunda passada e passo.


Antes de falar sobre a diferença entre passada e passo, cabe lembrar algo que é muito claro ao analisarmos estas variáveis cinemáticas, que é a influência do comprimento da perna do indivíduo no comprimento do passo e da passada.
Passo refere-se a distância entre o apoio de um pé, até a colocação do pé contrário ao solo; exemplificando, é a distância entre o apoio simples da perna direita até o toque do pé esquerdo no solo, tendo como medida entre 35 a 41cm.
Passada refere-se ao ciclo da marcha, é a distância entre o apoio de um pé, até seu próximo toque ao solo; por exemplo, é a distância entre o apoio do pé direito ao solo até o próximo apoio do pé direito no solo, medindo entre 70 a 82cm.


abraço
Prof. Wilson Lima

segunda-feira, 8 de junho de 2009

- EquipedeCorrida.com - AULA ESPECIAL!!!

Aconteceu neste sábado passado uma aula muito legal e especial para todos alunos da EquipedeCorrida.com e convidados. O dia amanheceu frio mas com céu aberto, aos poucos o clima foi ficando muitíssimo agradável para correr e como de costume a USP estava bastante cheia de corredores e ciclistas.
Nosso treino foi realizado no Método Circuito, com estações de corrida(voltas de 1km), técnica de corrida e tração onde todos tiveram de suar a camisa, mas o mais importante foi o resultado super positivo; além da satisfação de todos quanto as atividades propostas, fizemos uma supresa para o Prof. Júlio, que foi papai pela segunda vez e ainda tivemos vários quitutes que as meninas da Equipe levaram!

Aguardem pois já estamos preparando mais uma aula especial para o mês que vem!

Quem tiver interesse de conhecer o trabalho da EquipedeCorrida.com, ter um programa individual de caminhada e/ou corrida é só escrever para meu e-mail e/ou aparecer na USP em um de nossos encontros técnicos que acontecem todas as quintas e sábados.
acessem nosso site: www.equipedecorrida.com

*no vídeo - estação de tração (Professores WiL e Deni; Alunos Clodoaldo e Bruno)



grande abraço
Prof. Wilson Lima

quinta-feira, 4 de junho de 2009

- Cuidado com o que você lê ou consome!


Ontem estava eu na fila do caixa no carrefour, aquelas para quem compra até 20 unidades, que por sinal faz uma fila enorme e você acaba esperando quase a mesma eternidade do que nos outros caixas; pior, os caras sabem disso e exatamente por este motivo cercam a fila com prateleiras cheias de guloseimas do tipo salgadinho, nutela, bombom, chiclete e outras tantas paradas que vão te consumindo a ponto de você achar que aquilo realmente faz bem e é melhor comprar naquela mesma hora! Como se não bastasse, ainda colocam algumas revistas tipo Ti ti ti, Chiques e Famosos, Caras e outras tantas; mas o fato que me chamou atenção foi a Women`s Health, que trazia como uma matéria de capa mais ou menos o seguinte: BARRIGA SARADA! Perca a gordurinha e deixe seu abdome sarado ...DETALHE... EM 4 SEMANAS!!!!! ...Na mesma hora eu pensei no meu tio, com aquela lombada, não porque aquilo não é uma barriga! olhei para tras na fila e vi uma moça obesa; daí eu fico pensando eles comprando a revista, acreditando que aquele programa de exercícios abdominais vai deixar a barriga deles sarada! Afinal, o texto da capa diz que você vai perder a gordura e fazer do seu abdome um tanquinho! ...MEU DEUS! quantas são as pessoas que levadas por este padrão de beleza que a mídia traz não estão sofrendo com uma série de problemas e distúrbios? ...Sério galera, eu mesmo atendo várias pessoas que querem resultados em seu corpo que nunca vão ter! "Professor, queria que meu biceps crescesse mais aqui ó, e ficasse mais pontudo" ou então "Professor, me passa um exercício que vai deixar meu peitoral mais alto bem aqui nessa parte, pois eu vejo em fotos uns caras com o peito maior aqui, bem pra cima" e ainda a menina visivelmente com baixo peso, tipo passa fome, que passa o dia todo com um suco de laranja, "ai to gorda aqui ó, você me passa um exercício abdominal que vai tirar isso?"; diante destas situações, vai explicar para a pessoa a realidade! tem vezes que eu tenho vontade de falar algo do tipo: _Nasce de novo! ou então como diria meu Professor de Treinamento Desportivo na faculdade, "Quem nasce lagartixa nunca será jacaré!"; Galera o que eu quero dizer com tudo isso é que existe o princípio da individualidade biológica e o que se pode fazer com a atividade física ou um programa de treinamento é lhe trazer benefícios dentro daquilo que o teu corpo, teu organismo pode, não adianta por exemplo a menina com o quadril bem largo querer ficar com o bumbumzinho igual da Gisele Bundchen! de outra sorte também não adianta a garota com um bumbumzinho querer ficar igual a mulher melância! NÃO DÁ!!! é possível até dar uma melhorada, mas sempre, SEMPRE dentro do teu biotipo.
Veja só, eu lanço aqui um desafio para a empresa que fabrica aquele tal Shake de emagrecimento, que tem a LuciANTA Gimenez como garota propaganda; não, porque a Luciana não vale, ela já é magra e deve gastar uma fortuna com academia, personal, spa, clínica de estética e tudo, daí é fácil falar que aquele líquido emagrece, quero ver é colocar a Preta Gil de garota propaganda, fazer ela tomar aquele negócio por X meses e mostra-la novamente na TV depois de um tempo pra ver se ela emagreceu!!!! Ela só vai ter uma chance, se ficar por meses consumindo apenas o tal Shake, mas dessa forma ela certamente vai ficar subnutrida!
...eu hein!

reflita, abra os olhos, respeite seu corpo, perceba-o, ele fala!

abraço
Prof. Wilson Lima

quarta-feira, 3 de junho de 2009

- Sedentarismo x Preguiça x Pouca plata$$$


Hoje li a seguinte frase de uma pessoa que acessou o blog e conversou comigo pelo msn: "_Estou tão sedentária que nem dúvidas mais eu tenho sobre atividade física... ...além da preguiça eu to sem $$$."
Como imagino que várias outras pessoas estão nesta situação, resolvi escrever um pouco sobre e dar minha opinião.
O sedentarismo é considerado como a doença do século e é decorrente do estilo de vida que se leva. Não que eu tenha saudade do seletor da TV, mas é certo que os confortos da modernidade acabam diminuindo muito o movimento humano, eu mesmo uso o carro para ir à padaria do bairro! ...enfim... Tão somente a diminuição de atividade física ou desportiva faz as pessoas perderem poucas calorias durante a semana, desta forma, podemos considera-las pessoas com hábitos sedentários.
A preguiça? ...ah a preguiça!!!!! No treinamento desportivo aprendemos sobre alguns princípios que devemos sempre levar em consideração e existe um que é o Princípio da Continuidade/Reversibilidade, onde diz que toda alteração/mudança decorrente do treinamento físico é transitória/passageira, e é impressionante como o ser humano, nosso corpo, PARECE se acostumar muuuuuito mais com o desuso do que com o uso não é verdade? e olha que se levarmos em consideração a parte mental da "coisa" aí é que a pessoa se acostuma mais fácil ficar no sofá de casa do que praticando alguma atividade física! estou mentindo??? E ainda para piorar a situação, quem não passa por um período de $$$ mais curta? Pois é, sem grana não dá para frequentar uma academia por exemplo. Mas espera aí, existem possibilidades de se exercitar com baixo custo! por exemplo, uma caminhada ou corridinha no parque, nas ruas do bairro onde mora...; ainda existem algumas faixas elásticas (rubber band, etc) que é possível encontrar em diversas lojas de artigos esportivos, custam a partir de R$15,00, R$20,00 e que nos possibilita realizar um treinamento muscular contra resistência, pois estes elásticos oferecem um tipo de carga que definimos como Resistência Variável Progressiva, em função da maior resistência que os elásticos oferecem quando esticados, enfim, com um baixo investimento é possível realizar uma atividade física que mande para longe o sedentarismo.
Vale lembrar também que para sair do sedentarismo as pessoas não precisam necessariamente ir para academia, embora o treinamento físico realizado na academia e com um bom profissional acompanhando, tem um resultado muito bacana! Mas não pense que só os instrumentos ginásticos, aparelhos, halteres é que nos fazem pessoas ativas, jogar futebol, volei, basquete, frescobol na pracinha perto de casa também é atividade física, praticar alguma luta no centro comunitário do bairro também é uma atividade física, até dançar é! Ou seja, não deixe a preguiça te pegar, faça alguma atividade que sobretudo lhe traga prazer, afinal de contas, ser uma pessoa ativa no que se refere a atividade física é um projeto para a vida toda!

abraço
Prof. Wilson Lima

terça-feira, 2 de junho de 2009

- EquipedeCorrida.com

No próximo sábado, dia 06/06, a EquipedeCorrida.com realizará uma aula especial no encontro que sempre acontece aos sábados nas dependências da USP. Todos que acompanham este blog estão convidados a conhecer um pouco sobre meu trabalho como Professor de corrida de rua. Aproveite a oportunidade para fazer um pouco de exercício físico, independente da sua condição física, pois todos que comparecerem poderão participar da aula de acordo com sua individualidade; eu pessoalmente vou cuidar para que você faça adequadamente todas as atividades que iremos proporcionar.
Quero muito receber sua visita! Quem aparecer por lá e disser que viu este texto aqui no blog, será convidado novamente para mais 3 encontros da EquipedeCorrida.com

No site da Equipe existe um mapa que indica o local do nosso encontro.
www.equipedecorrida.com

um grande abraço
Prof. Wilson Lima

segunda-feira, 1 de junho de 2009

- Maratona de São Paulo 2009


olá Galera,

Neste domingo aconteceu o evento Maratona de São Paulo e eu estive lá acompanhando meus alunos(as) da EquipedeCorrida.com nas provas de 10k e 25k. Foi muito legal e todos eles terminaram a prova em seus respectivos ritmos, super bem e felizes acima de tudo! ...maravilha! PARABÉNS!

-----//-----//-----//-----

Confira os resultados das provas feminina e masculina nos 42,195km:
- Feminino: Marizete Moreira dos Santos (BRA) 2h42min24s; Marizete de Paula Rezende (BRA) 2h45min37s; Marily dos Santos (BRA) 2h46min27s; Edielza Alves dos Santos (BRA) 2h52min32s e Aberash Tesfaye (ETI) 2h 54min090s.

- Masculino: Elias Chelimo (QUE) 2h13min59s; Franck Caldeira (BRA) 2h17min23s; José do Nascimento Souza (BRA) 2h19min17s; Giomar Pereira da Silva (BRA) 2h21min36s; Tola Ketema Nigusse (ETI) 2h22min38s.

OBS: Não poderia terminar esta postagem sem dizer que o horário da prova é um TOTAL DESRESPEITO aos atletas, sobretudo aos maratonistas. Largar as 9hs é sacanagem! Tuuuuudo por causa do Esporte Espetacular... êêê Rede Globo viu! antes de pensar no que é mais adequado e melhor para um corredor de longa distância, existe um tal Ibope que para eles é infinitamente mais importante... FRANCAMENTE VIU!!!!!!!!!!


De qualquer forma, nada tirou o brilho e o orgulho de cada pessoa que ali esteve e terminou sua prova bem, seja nos 10k ou na Maratona.


Boa semana a todos
Prof. Wilson Lima